Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Secretaria de Saúde divulga 4º Lira que aponta 1,10% no índice da dengue em Palotina

Data: 19/06/2018

A Secretaria de Saúde de Palotina, por meio do Setor de Endemias concluíram na semana passada o relatório do 4º Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito da Dengue (Lira), que apontou um índice geral de 1,10%. Os agentes de endemias realizaram visitas nos domicílios após a realização dos cinco ciclos de aplicação da UBV Pesada (Fumacê). As regiões com maior quantidade de foco do mosquito Aedes Aegypti são os Bairros: Jequitibá, Pioneiro, Imigrantes, Interlagos, Vô Konrad, Osvaldo Cruz, União e no Centro. As demais localidades ficaram com índice abaixo de 1%.

De acordo com a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, os focos foram encontrados em diversos criadouros, como: pote plástico, prato de planta, bebedouro de animal, bebedouro de animal, pneu, caixas de gordura, caixa d’água e baldes. “Mesmo no período de inverno, o mosquito continua se proliferando, por isto é importante que todos continuem cuidando de seus quintais”, alerta a coordenadora.

Situação no Estado

A secretaria de Estado da Saúde identificou redução de 44% no índice de infestação do Aedes aegypti no primeiro quadrimestre de 2018. Dos 320 municípios paranaenses infestados, que monitoram a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, apenas 65 estão em alerta grave.

A cada dois meses, as equipes de vigilância dos municípios devem realizar o Levantamento de Índice de Infestação por Aedes aegypti por meio de visitas domiciliares. No primeiro ciclo de visitas, em janeiro e fevereiro deste ano, 87 municípios (21,8% do total de cidades paranaenses) apresentavam nível satisfatório de infestação predial, 142 municípios (35,6%) estavam em alerta e 118 (29,5%) municípios estavam em nível de risco. Já no segundo ciclo de visitas, entre março e abril, 94 municípios (23,5 %) apresentaram nível satisfatório, 146 municípios (36,6%) em alerta e apenas 65 (16,5%) municípios em risco.

Entre os cuidados preventivos estão evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixos fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, remover a sujeira das calhas e ralos, verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água e manter vasos sanitários sem uso fechados.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste