Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Começa a implementação do Pronasolos no Paraná: Embrapa Florestas coordena as atividades

Data: 06/07/2018

A formalização do Projeto PronaSolos Paraná, foi um dos 56 convênios assinados na segunda (02/07), em Curitiba, entre a Itaipu e prefeituras do oeste do Estado para implementação de obras de infraestrutura e de atividades conservacionistas de uso e manejo de água e solo.

O Paraná é o primeiro Estado a implementar o Programa graças à parceria entre a Embrapa Florestas com a Itaipu Binacional, as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, do Meio Ambiente, do Planejamento e Coordenação Geral e dos Institutos Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental (IAP) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG) e a Fapeagro. A condução do Programa na Embrapa Florestas está sob a coordenação dos pesquisadores Gustavo Curcio e Annete Bonnet.

O Pronasolos no Estado prevê levantamentos de solos e vegetação ciliar em seis módulos regionais, com extensão territorial em torno de 10 mil km² cada. A inserção do levantamento de vegetação em ambientes de rios e nascentes vai auxiliar no planejamento rural com um olhar em sistemas de preservação. O primeiro módulo será implantado na bacia hidrográfica do Paraná III, na região Oeste, entre os municípios de Toledo a Foz do Iguaçu.

Segundo Curcio, a pesquisa vai valorizar o manejo sustentável dos recursos naturais, o que permitirá um desenvolvimento agropecuário ordenado. "Os principais resultados esperados além dos mapas e respectivos relatórios, é a formação de uma base de dados integrada no Estado contendo informações essenciais para interpretar as potencialidades e as fragilidades do solo frente aos diferentes usos, em nível de semidetalhe. Devido à escala de publicação, sem dúvida, será também uma ferramenta importante para as prefeituras municipais para o aprimoramento dos Planos Diretores Municipais.

Annete Bonnet explica que a partir de meados de agosto/setembro deste ano, em Toledo/PR, deve ser realizada a capacitação de seis técnicos de campo responsáveis pelo trabalho de coleta e análises de solos, a ser finalizado em um prazo de dois anos (até julho de 2020). Os técnicos ficarão lotados nos laboratórios do Iapar, em Londrina/PR, da Embrapa Florestas, em Colombo/PR e na estrutura da SEMA em Toledo. Também serão contratados dois profissionais para dar suporte à parte administrativa e de análise de dados. Os recursos financeiros, de pessoal e de infraestrutura serão viabilizados pelas instituições parceiras no desenvolvimento do Programa.

Na solenidade de formalização do convênio estavam presentes os Chefes-gerais da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) José Carlos Polidoro, o Diretor-presidente brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, o Diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Luiz Kaminski, o diretor presidente do IAPAR, Florindo Dalberto e o pesquisador da Embrapa Florestas, Gustavo Ribas Curcio, entre outras autoridades.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste