Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Legislação paralisa funcionamento da Balsa que faz a travessia entre Mercedes e Guaíra

Data: 27/07/2018

A balsa que faz a travessia entre Mercedes na localidade de Arroio Guaçu e Salamanca no município de Guairá, não poderá mais continuar operando.

A paralisação da atividade cumpre o que determina a legislação atual da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários.

A embarcação faz essa travessia no local, desde o fechamento do lago de Itaipu em substituição a uma ponte que existia na época.

A operação iniciou ainda quando Mercedes pertencia ao município de Marechal Candido Rondon, através de um convenio com a Itaipu Binacional e que posteriormente foi renovado com o município de Mercedes.

Durante estes anos, a balsa já passou por várias reformas, melhorias e alterações, para atender as exigências.

Recentemente, a prefeitura de Mercedes foi notificada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, sobre a operação da embarcação, inviabilizando o município a manter a travessia sob pena de multa no valor R$ 200.000,00 entre outras sanções.

Em atendimento a estas determinações, a administração municipal de Mercedes encerrou oficialmente a atividade da embarcação conforme oficio assinado pela prefeita Cleci Rambo Loffi.

Em um dos trechos da notificação da ANTAC deixa claro, que o município não poderá mais continuar realizando a travessia.

Conforme o documento assinado por Fábio Augusto Giannini, Especialista em Resolução de Transportes Aquaviários da Agência Nacional, consta o município teria que constituir uma empresa pública ou de sociedade de economia mista para explorar a travessia da balsa sobre o Rio Guaçu conforme consta na Resolução 1.274/2009.

Ainda de acordo com o documento, a decisão destaca que consolidou o entendimento de que a autorização para a prestação de serviços de transporte aquaviário realizada parcial ou totalmente em faixa de até 150 quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é competência executiva da União, exercida por meio da ANTAQ. Assim, para operar como Empresa Brasileira de Navegação, na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas, na navegação interior de travessia em faixa de fronteira, a Prefeitura necessita de autorização.

Por outro lado, a administração municipal de Mercedes preocupada com a situação, está realizando conversações com a administração municipal de Guaíra, na tentativa de unir as forças políticas para buscar uma solução.

Em uma das reuniões, ficou decidido que a balsa de fato não irá mais operar e que haverá uma tentativa junto a Itaipu, para que esta realize estudos com o objetivo de construir uma ponte entre os dois municípios, como já existia antes da formação do lago.



(Rádio Educadora/Assessoria)



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste