Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Paraná terá 9 candidatos ao Governo e 14 na disputa pelo Senado

Data: 06/08/2018

Terminado o prazo para realização das convenções partidárias ontem, ficou definido que as eleições deste ano terão nove candidaturas ao governo do Estado e 14 nomes na corrida ao Senado Federal. As chapas majoritárias com maior número de partidos na coligação são as que lançam a governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) ao governo, com oito partidos cada.

Em convenção no sábado (4), o PP confirmou o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado federal Alex Canziani (PTB) como candidatos ao Senado na chapa. Coronel Malucelli (PMN)teria sido indicado como vice de Cida, mas não foi confirmado. O ex-prefeito Luciano Ducci (PPS) foi convidado, mas até o fim da noite havia rejeitado a proposta. Ele é candidato à reeleição na Câmara Federal. Ratinho Junior fechou sua chapa ao governo no fim da tarde de ontem com o empresário Darci Piana, ex-presidente da Federação do Comércio do Paraná, na vice.

Ratinho também decidiu apoiar o empresário Oriovisto Guimarães, o Professor Oriovisto, do Podemos, como seu candidato ao Senado. Com isso, o partido do senador Alvaro Dias, pré-candidato à presidência, deve ter liberdade para apoiar Ratinho Jr, embora não haja uma coligação oficial para o governo. Alvaro afirmou que irá manter neutralidade. Alvaro é irmão do ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu de participar das eleições deste ano na véspera da convenção de seu partido. O PDT atribuiu a desistência de Osmar a um acordo de Alvaro com Ratinho. Professor Oriovisto seria candidato na chapa de Osmar, mas passou para a chapa de Ratinho justamente após a decisão do pedetista.

Em um dia de intensas negociações ontem, último dia do prazo legal para fechar as atas das convenções, Oriovisto chegou a ser confirmado como candidato único de Ratinho Jr. para o Senado, mas no fim da tarde o PSC reivindicou a segunda vaga. Com isso, a coligação manteve a candidatura de Renan da Mata (PSC), ligado ao pastor Takayama (PSC), e Ratinho Jr. terá dois candidatos ao Senado.

A última chapa a definir o nome do candidato ao governo foi a do PDT. Com a desistência do ex-senador Osmar Dias, o partido decidiu apoiar a candidatura do deputado federal João Arruda (MDB) ao Palácio Iguaçu. O ex-deputado federal Nelton Friedrich (PDT), que chegou a ser cotado como como candidato ao governo, será candidato ao Senado e vai dividir chapa com o senador Roberto Requião (MDB), candidato à reeleição. Nelton deve dedicar seu tempo de TV e rádio para dar palanque para Ciro Gomes, presidenciável do PDT, no Paraná. Na proporcional à Câmara Federal, a chapa será MDB/PDT/SD e PCdoB. Para deputados estaduais, o PDT recusou incluir o MDB, por considerar que poderia prejudicar os candidatos da legenda.

No início da noite, o MDB definiu que a vice na chapa de João Arruda será a professora Eliana Cortez da Silva (MDB), presidente da Câmara de Ribeirão Claro, Norte do Paraná. A chapa absorveu ainda o SD, do deputado federal Marcio Paulik, que estava com Osmar até sexta-feira, e PCdoB, que desistiu candidato próprio ao governo e decidiu apoiar Arruda.

O PCdoB esperou a definição do PDT para também anunciar seu apoio ao MDB. Antes o partido avaliava lançar Doutor Zequinha ao governo ou coligar-se com o PT, o que não se consolidou. No fim da noite, o partido fechou com MDB. Com isso, o PT, que aguardava a decisão, confirmou Anaterra Viana, secretária de Política para Mulheres do partido, como vice na chapa do ex-deputado federal Doutor Rosinha ao Palácio Iguaçu.

O PSL lançou o jornalista e advogado Ogier Buchi (PSL), apresentador de TV, ao governo. O deputado Fernando Francischini à candidato ao Senado na chapa que tem PSL/Patriotas e PTC.

As outras candidaturas, que já estavam definidas, são do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (REDE), com Juliano Murbach (PPL) como vice. Ao Senado, a chapa REDE/DC/PPL lança Flavio Arns (REDE) e Luiz Adão (DC). O PSOL registra a chapa com Professor Piva (PSOL) ao governo, e Fernanda Camargo (PSOL) na vice. Ao Senado, o partido vai com o servidor público Rodrigo Tomazini (PSOL) e a sociolóloga Jacqueline Parmigiani (PSOL). A coligação tem o PCB. O empresário Geonísio Marinho (PRTB) confirmou Paulo Nori (PRTB) como seu vice na chapa ao governo, com Rodrigo Reis (PRTB) e José Maria Boni (PRTB) ao Senado. Ontem, o partido anunciou chapa com PRTB/PRP.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste