Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Palotina: Saúde realizou campanha alusiva ao dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais

Data: 07/08/2018

A Secretaria de Saúde de Palotina por meio das equipes Estratégia Saúde da Família e Vigilância em Saúde desenvolveram uma campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, o qual foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção da doença e estimular a procura pelo diagnóstico precoce.

Nos meses de julho e agosto foram atendidas 139 pessoas com a realização de 536 exames. Além dos testes rápidos para Hepatite B e C, ainda foram oferecidos testes para HIV e Sífilis, doenças também consideradas sexualmente transmissíveis.

“Vale ressaltar que os testes disponibilizados na campanha estão disponíveis na rotina das unidades básicas de saúde”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Roratto. “Desta forma, quem não teve oportunidade de participar da campanha e tem interesse em realizá-los deve conversar com o enfermeiro responsável do posto de saúde próximo de sua residência”, acrescenta.

A doença – As Hepatites B e C são doenças causadas por vírus que provocam uma inflamação no fígado. Quando não diagnosticadas precocemente podem levar a graves complicações como cirrose ou câncer hepático. A transmissão se dá por meio da relação sexual desprotegida, sem uso do preservativo; da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação; pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha; por meio da confecção de tatuagens, colocação de piercing; entre outros.

Considerando que na grande maioria dos casos a pessoa portadora de hepatite não apresenta sintomas, o diagnóstico da doença se dá somente através da realização de exames laboratoriais.

“A região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente” conclui Maristela.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste