Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Palotina: Saúde convoca as crianças para vacinação contra a pólio e sarampo

Data: 08/08/2018

A Secretaria de Saúde de Palotina está realizando a Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil (Poliomielite) e Sarampo. A campanha teve início na segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. Todas as crianças com idade entre 1 a 5 anos incompletos devem comparecer a um Posto de Vacinação nas Unidades de Saúde, mesmo que já tenha recebido a vacina anteriormente.

No dia 18 de agosto haverá uma mobilização, o “dia D”, onde os postos de saúde municipais estarão abertos das 08h às 17h, exclusivamente para vacinação.

O objetivo da campanha é vacinar as crianças que ainda não receberam a vacina dentro da faixa etária estipulada, resgatar as crianças que possuem o esquema incompleto e oferecer uma dose adicional para aquelas que já receberam as vacinas melhorando a proteção contra o sarampo e a paralisia infantil.

Segundo enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Roratto, a situação do sarampo no Brasil é preocupante, visto que, já se somam 822 casos confirmados da doença, cerca de 3.800 casos estão sendo investigados e cinco pacientes evoluíram para óbitos. O aumento de registro de casos concentra-se na região Amazônica e Roraima. Entretanto por se tratar de uma doença extremamente contagiosa, vários outros estados do Brasil já registram casos da doença.

Em relação à Poliomielite, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que entre 2017 e 2018 foram registrados casos da doença em dois países considerados endêmicos, Afeganistão (sete casos) e Paquistão (um caso). Contudo, ainda há risco de reintrodução da doença no Brasil.

“Diante deste quadro, há necessidade da união de esforços para manutenção do país livre dessas doenças. A manutenção de boas coberturas vacinas é considerada a estratégia mais efetiva para proteção da população”, ressalta a enfermeira.

Sobre as doenças

Sarampo – é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações, principalmente neurológicas e óbito. Aparentemente, surgem manchas repentinas pelo corpo. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após.

Poliomielite – é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores tendo como principais características a flacidez muscular. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes portadores, ou pela via oral-oral através de gotículas de secreções da orofaringe ao falar, tossis ou espirrar.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste