Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Uma intercambista alemã em Maripá

Data: 10/08/2018

Recém saída do ensino médio, a jovem alemã Olivia Adam decidiu passar um ano em intercâmbio para novas experiências antes de entrar na universidade. Com apenas 18 anos, Olivia passou pela Inglaterra com o objetivo de aprimorar o idioma inglês e escolheu o Brasil como próximo destino. Chegou à Maripá por meio de um amigo em comum com a maripaense Anelise Schwarz, professora que ministra as aulas de língua alemã oferecidas gratuitamente à população local por meio da Administração Municipal.

Olivia irá passar um período de dois meses por aqui. Chegou no dia 7 de julho e encerra sua passagem por Maripá neste domingo, dia 12. Nestes dois meses, a jovem foi integrada em algumas das atividades desenvolvidas no município. Participou da Banda Sinfônica Municipal e ensaiou o grupo de saxofone. E de forma mais intensa, também auxiliou nas aulas de língua alemã, especialmente com as turmas mais avançadas com as quais pode contribuir na prática da conversação.

De acordo com Anelise Schwarz, a interação entre os alunos e a intercambista foi fundamental para o aprendizado de ambos. “O convívio e a prática da conversação permitem com que os alunos percebam detalhes como o sotaque, que é algo muito difícil de ensinar apenas na teoria e fazem com que eles percebam o quanto é importante se aprimorar cada vez mais no idioma. Foi uma troca de experiência excelente, pois da mesma forma, a Olivia teve uma evolução muito grande no aprendizado do português e já consegue se comunicar muito bem apesar do curto período de tempo”, destaca.

Para Olivia, um dos aspectos mais interessantes na passagem por Maripá foi o fato de muitas pessoas falarem o idioma alemão. “Apesar do meu objetivo no Brasil ser o aprendizado do português, aqui em Maripá a vivência foi mais intensa que nos outros locais por onde passei, porque muita gente fala ou entende o idioma alemão e isso possibilitou uma interação muito maior”, relata Olivia.

A jovem também fez um comparativo entre sua cultura e a cultura local. “Embora tenham muitas famílias de descendência europeia aqui, os costumes são diferentes, as pessoas são mais afetuosas, muito receptivas e percebi uma religiosidade muito grande também. Outro fato interessante é que as pessoas me chamam pra ir para vários lugares e me convidam para dormir na casa delas, o que não é muito comum na Alemanha, onde as pessoas são mais reservadas”, explica.

Encerrado o período de intercâmbio em Maripá, Olivia passa ainda por São Paulo e Uberlândia, retorna à cidade de Ottersheim no Estado de Renania Palatinado, onde vive na Alemanha e, após um mês, segue ainda para o Equador onde permanecerá por oito meses trabalhando como professora de saxofone. Finalizado o ciclo, Olivia Adam pretende entrar em uma universidade na Holanda para estudar psicologia.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste