Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Operações em três favelas no Rio deixam ao menos 14 mortos... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/08/20/militares-trocam-tiros-com-o-comando-vermelho-para-tomar-favelas-no-rio.htm?cmpid=copiaecola

Data: 20/08/2018

Pelo menos 14 pessoas morreram na manhã desta segunda-feira (20) no Rio em decorrência de uma operação das Forças Armadas nos complexos de favelas do Alemão, Penha e parte da Maré, na zona norte, segundo informaram fontes militares.

Essa é a terceira operação em três dias no Complexo do Alemão, considerado o quartel-general da maior facção criminosa do Rio, o Comando Vermelho.

Pelas redes sociais, moradores relataram tiroteios em diversas áreas das favelas. "São muitos tiros, helicópteros sobrevoando... Deus proteja os inocentes", escreveu um morador no Facebook.

"Está em toda parte, o Exército já está no alto do morro", escreveu outra moradora.



O efetivo de tropas e agentes usados nesta segunda-feira é quase 60% maior que o número de policiais e militares que ocuparam os dois complexos de favelas em 2010, em ação preparatória para a implantação de oito UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na região.

A operação desta segunda-feira é o desfecho de uma série de ações conectadas realizadas pelas forças de segurança desde o último dia 14 com o objetivo de prender membros do crime organizado, segundo afirmou ao UOL uma fonte ligada à cúpula da intervenção.

O primeiro passo da estratégia foi ocupar outra base do Comando Vermelho, a favela de Antares, que fica em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, a cerca de 60 quilômetros do Complexo do Alemão.

Até a operação da semana passada, Antares havia passado por quase 20 dias de confrontos entre o Comando Vermelho e membros de uma milícia que invadiram uma favela vizinha, a Rola.

Setores de inteligência da Secretaria de Segurança monitoravam as lideranças envolvidas no conflito.

As etapas seguintes da estratégia acontecerem nas madrugadas de sexta-feira (17) e domingo (18), quando militares realizaram incursões de inteligência com cerca de 300 agentes no Complexo do Alemão e trocaram tiros com traficantes. Entre os objetivos deles estava localizar lideranças criminosas.

Na noite de domingo, a Polícia Civil descobriu que uma dessas lideranças, Eduardo José do Santos, conhecido como Sonic, suspeito de envolvimento no conflito na favela de Antares, se deslocaria para a favela da Maré para ajudar os criminosos a resistir a eventuais ações das Forças Armadas.

Sonic e seus aliados foram presos pela Polícia Civil quando chegavam à Maré. Quatro armas foram apreendidas. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito até o fechamento desta reportagem.

Desde o início da intervenção em fevereiro, mais de 400 suspeitos foram capturados nas chamadas operações emergenciais do Comando Conjunto - ações ostensivas que visam enfraquecer o crime organizado em paralelo à reestruturação das polícias, que ocorre nos bastidores.

Barricadas
Na ação desta segunda-feira nas favelas da Penha, Alemão e Maré, os militares estão realizando revistas em moradores e derrubando barricadas feitas pelo crime organizado para evitar a aproximação da polícia e de criminosos rivais.

Desde o início das operações, cerca de 800 desses obstáculos foram removidos em favelas do Rio. Ao menos um deles, na favela de Antares, na zona oeste, era um fosso anticarro que impossibilitava até a passagem de blindados.

Segundo o Comando Conjunto, durante a ação os militares também estão distribuindo folhetos incentivando denúncias sobre o paradeiro de traficantes. São oferecidos dois canais: um telefone para denúncias anônimas (021) 2253-1177 e um e-mail para dúvidas, reclamações, comentários e sugestões: ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste