Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Paraná sofre um desastre natural a cada 17 horas

Data: 05/12/2018

A cada 17 horas a Defesa Civil do Paraná registra um desastre ambiental no Estado, em média. É o que revela levantamento feito pela reportagem com base no Sistema de Defesa Civil (SISDC), o qual revela que desde o ano pasado foram registradas 984 ocorrências no Estado, com 279 municípios atingidos (69,9% do total), 333.885 pessoas afetadas e 37 mortes.

As ocorrências mais comuns são tempestades com vendavais e granizo, mas o que tem chamado a atenção são os casos de tornado. Desde 2007, a Defesa Civil notificou sete casos desse tipo no Paraná, sendo que dois deles (28,6%) foram registrados apenas neste ano. Em 2017 e 2016 não houveram ocorrências de tornado no Paraná, enquanto em 2015 foram quatro e em 2007, uma.

Neste ano, o primeiro relato de tornado ocorreu no dia 6 de janeiro, na região rural de Toledo, com duas pessoas afetadas. Contudo, a força do vento, que durou cerca de cinco minutos, derrubou um barracão onde estavam alojados 500 leitões (dois acabaram morrendo). O outro, e mais grave, aconteceu no final de semana, em Itaperuçu.

Brasil

O Brasil é o 79º país do mundo, entre 168 países, mais impactado por eventos climáticos extremos, como tempestades e ciclones tropicais, em 2017. O país subiu 10 posições em relação ao ranking do ano anterior do chamado Índice Global de Risco Climático. A informação foi divulgada ontem pela organização ambiental alemã Germanwatch durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento está sendo realizado em Katowice, Polônia.

Simepar classificou ocorrência como tornado de categoria F1

O tornado que atingiu Itaperuçu só foi confirmado na noite de segunda-feira, depois de análises e testemunhos feitos pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Até então, a hipótese era de “microexplosões”, fortes ondas que atingiam o solo. Ventos de mais de 120 km/h danificaram quase 500 residências, afetaram 1.704 pessoas e provocaram duas mortes, além de um prejuízo preliminar de mais de R4 6 milhões.

O Simepar classificou o tornado como F1, com rajadas de ventos de até 120 quilomêtros por hora.

A partir de hoje, agentes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, acompanhados de voluntários da organização Engenheiros Sem Fronteiras e da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), estarão em Itaperuçu para visitar as residências e imóveis públicos danificados. Eles vão elaborar os projetos de recuperação para embasar o Plano de Trabalho que será encaminhado ao governo federal para conseguir recursos destinados à reconstrução da cidade.

Repasse

A governadora Cida Borghetti autorizou, nesta terça-feira (4), o repasse de R$ 2,1 milhões para Itaperuçu. A verba é destinada a reformas de casas, postos de saúde e escolas afetadas pelo temporal e também para o atendimento de cerca de 600 famílias afetadas. Na reunião com o prefeito Hélio Guimarães, realizada no Palácio Iguaçu, Cida também homologou o decreto que declara situação de emergência ao município, que tem 28 mil habitantes.


Bem Paraná


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste