Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Paraná: Insatisfeitos, caminhoneiros fazem manifestação pela Linha Verde e já falam em nova greve

Data: 31/03/2019

Os caminhoneiros de Curitiba e região metropolitana aderiram à mobilização nacional da categoria e promoveram na manhã deste sábado (30) um protesto em resposta ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonato na rede social Facebook, há dois dias. A intenção dos caminhoneiros é que as reivindicações sejam atendidas, caso contrário, sinalizam para uma nova greve, em maio.

A concentração dos trabalhadores aconteceu na BR-116, no bairro Tatuquara, em Curitiba, em frente a fábrica da Milli. Eles seguiram pela Linha Verde até o Trevo do Atuba, aderindo mais caminhões ao longo do trecho. A ‘caminhonata’ foi antecipada à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que disponibilizou duas viaturas para acompanhar o protesto.

Durante o pronunciamento do presidente, a política de preços da Petrobras foi um dos pontos citados, com a ampliação de 15 dias para novos anúncios de valores, o cartão-caminhoneiro e também a promessa de mais medidas. No entanto, a falta de propostas e prazos concretos deixou a categoria ainda mais irritada, convocando a manifestação em diversas capitais do país.

O representante da categoria, caminhoneiro Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, disse à Banda B que o cartão-caminhoneiro, anunciado pelo presidente, não estanca os problemas dos trabalhadores. “A categoria esperava que o Governo anunciasse uma redução no preço dos combustíveis até que se comece a fiscalizar a lei do piso mínimo 13.703. Mas, não. Simplesmente disse que vai fazer um cartão Petrobras para a categoria poder abastecer nos postos BR, mas a pergunta que nós fazemos é: vamos abastecer nos postos BR mais barato, claro que o caminhoneiro vai abastecer nesses locais, mas e as outras redes? A Shell, a Ipiranga, as bandeiras brancas? Esse povo vai fechar os postos, vão quebrar, falir por causa de uma atitude assim do presidente? Não concordamos, não necessitamos de um cartão. Necessitamos que ele reduza o preço do óleo diesel que subiu demais desde o início desse ano”, garantiu.

Críticas

Dedeco também criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro que – segundo ele – mudou depois de eleito. “A categoria esperava mais firmeza do presidente porque, antes da eleição, ele mesmo criticou a política de preço da Petrobras. Ele gravou um vídeo, disse que era um crime o preço subir todo dia. Agora ele tem a caneta na mão, poderia revogar esse decreto da política de preço, mas ele simplesmente veio com essa de cartão. Esperávamos que o presidente tivesse um pouquinho mais de firmeza e cumprisse com as promessas de campanha. Noventa porcento da categoria votou nele, fez campanha e tudo, agora acontece isso?”, indaga Dedeco.

Entre as principais queixas, a ausência de fiscalização do frete mínimo é que mais prejudica o orçamento dos caminhoneiros. “Não tem efetiva fiscalização da ANTT. Ao emitir a carta frete tem que haver um dispositivo impedindo que a transportadora faça, caso não esteja pagando o mínimo do frete. Hoje, tem carregamento no Rio Grande do Sul, por exemplo, quando chega no posto fiscal, não interessa se foi pago o mínimo ou não, o posto te cobra o ICMS sobre o valor da tabela do mínimo. Ou seja, eles reconhecem que é lei, mas não é feita uma fiscalização para que seja cumprida”, critica o representante da categoria.

Para a Banda B, Dedeco garantiu que pode acontecer uma nova greve. “Hoje é um alerta para o Governo, se ele não tomar providência, quando fizer um ano, dia 21 de maio, vamos reunir a categoria e parar de novo”, finalizou.

Protesto

Com faixas indicando as principais causas – fiscalização de frete mínimo e redução do óleo diesel – os caminhoneiros cantaram o Hino Nacional, antes de iniciar a caminhonata. A saída aconteceu às 11h50 e a chegada ao trevo do Atuba por volta das 13 horas. O trânsito não sofreu interdições totais.



Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste