Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Reabertura da Estrada do Colono

Data: 03/07/2019

No começo da tarde desta segunda (01), a Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada do Colono se reuniu em Curitiba. Em debate, a urgência para a reabertura de um trecho da estrada, considerada importante para o desenvolvimento regional no Oeste e Sudoeste Paranaense.

A primeira providência da Frente Parlamentar será debater as ideias com a população. A Comissão de Turismo também é parceira do grupo. No encontro, ficou em aberta uma data para audiência pública, que deve acontecer (após confirmação) nos dia 15 de agosto em Capanema e no dia 16 de agosto em Medianeira. O Deputado estadual Coronel Lee, um dos membros da Comissão, falou sobre o assunto. “Esse é um tema que vem se estendendo há muitos anos, e pretendemos dar uma solução correta e definitiva”, salientou. A Comissão ainda estudará os projetos para a reabertura da estrada, bem como ouvirá as comunidades envolvidas nesta questão.

Histórico

Oficialmente denominada de PR-495, a Estrada do Colono liga a cidade de Serranópolis do Iguaçu à cidade de Capanema. Fechada em 2001 a pedido da UNESCO, o trecho em discussão tem pouco mais de 17 quilômetros, e corta o Parque Nacional do Iguaçu. O fechamento desse percurso aumentou de 58 para mais de 170 quilômetros a distância entre as duas cidades.

Uma pesquisa realizada em 2004 indicou que as maiores perdas constatadas dizem respeito a três aspectos: no movimento de pessoas no comércio e na cidade, na desvalorização das terras e no encurtamento do trajeto oeste-sudoeste. Em relação às perdas econômicas, estudiosos indicam que o município de Capanema apresentou, até o ano de 1995, uma perda acumulada de cerca de 327 milhões de reais, correspondendo à diminuição das atividades econômicas no comércio, serviços, turismo, agricultura e indústria. Além disso, a população do município se reduziu quase pela metade. Muitos moradores e políticos locais associam o movimento emigratório à falta de emprego para os jovens, que sem perspectivas abandonaram a região.

O estudo aponta ainda que os municípios mais prejudicados pelo fechamento da estrada foram Medianeira (no oeste) e Capanema, Planalto e Pérola do Oeste, no Sudoeste.

A estrada aberta, segundo quem defende a reabertura do trecho, serviria como estímulo para preservação da fauna e flora, além de evitar crimes ambientais e permitir maior controle da fronteira. Para as comunidades e ONGs locais, a reabertura da estrada é sinônimo de preservação da cultura, da história, da diversidade biológica e do desenvolvimento da economia local.


Portal Palotina



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste