Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Quedas do Iguaçu: MP denuncia seis PMs por morte de sem-terras em 2016

Data: 28/09/2019

Os seis policiais que agiram no confronto no Acampamento São Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu em abril de 2016, foram denunciados pelo Ministério Público de Quedas do Iguaçu. No tiroteio, os militantes do Movimento Sem-Terra Vilmar Bordin e Leonir Orbach foram mortos e outros dois ficaram feridos.

A denúncia foi oferecida neste sábado (28) pelo promotor Osvaldo Luiz Simioni.

Segundo a Promotoria, os policiais assumiram o risco de produzir mortes ao reagirem a tiros na direção da camioneta S-10 conduzida por Vilmar Bordin. O processo aponta que foram 153 tiros.

"Ao perceberem a chegada da referida camioneta, os policiais militares [...] agindo com consciência e vontade livres e dirigidas à prática do ilícito, por suporem que poderiam vir a ser atacados pelos ocupantes do veículo S-10 (de onde estavam, não viram nem perceberam a chegada do ônibus), usando imoderadamente os armamentos que possuíam e sem conceder a menor chance de defesa para seus alvos, efetuaram 153 (cento e cinquenta e três) disparos de arma de fogo na direção do veículo S-103 e de seus ocupantes, assumindo o risco de produzir a morte de todos os ocupantes do referido veículos".

O promotor menciona ainda que a morte dos dois militantes sobreviventes "não se consumou porque nenhum dos disparos os atingiu em região letal (circunstância alheia à vontade dos denunciados)".

Segundo a denúncia, a condenação requerida pelo MP aos policiais é por homicídio e tentativa de homicídio.

A Promotoria também requer o julgamento no Tribunal do Júri que seja definido um valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelas vítimas e pagamento de danos morais.

O caso será julgado pela Vara Criminal de Quedas do Iguaçu

OS FATOS

A denúncia do MP traz a ordem cronológica do que ocorreu em 7 de abril de 2016.

1 - Por volta das 14h40, uma equipe de PM se deslocou até a localidade de Fazendinha, situada na Linha Rural Fazendinha, no Município de Quedas do Iguaçu/PR. No local estaria ocorrendo um incêndio.

2 - O local havia sido bloqueado por moradores do Acampamento Dom Tomás Balduíno O, tendo sido necessária a utilização de um trator, cedido pela empresa Araupel para desobstruir a passagem da equipe policial.

3 - Apurou-se que alguns moradores do acampamento resolveram ir ao local do bloqueio, utilizando usando três ou quatro motos, uma camioneta S-10 e um ônibus.

4 - Após a saída do trator do local, os policiais ouviram o barulho da motocicleta se aproximando, colocando-se de prontidão. Uma das motocicletas foi vista pelos agentes.

5 - Enquanto os policiais militares abordavam o condutor do veículo, ouviram o barulho de mais veículos se aproximando.

6 - Logo em seguida, chega ao local de um ônibus e da camioneta S-10, com Vilmar Bordin no volante, além de outros três passageiros na cabine e pelo menos 4 pessoas na carroceria, entre eles, os dois militantes que ficaram feridos.

7 - Ao perceberem a chegada da referida camioneta, os policiais militares teriam efetuado os disparos em direção a S-10.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste