Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Mortes anuais por câncer de próstata batem recorde no Paraná

Data: 06/11/2019

Depois do outubro rosa, marcado pelas campanhas de prevenção ao cãncer de mama, a chegada do 11º mês do ano marca também o início da campanha Novembro Azul, dedicado ás ações de enfrentamento e conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

No Paraná, dados do Ministério da Saúde mostram que, em pouco menos de duas décadas, o número de mortes relacionadas ao câncer de próstata – o segundo tipo de neoplasia que mais acomete aos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma – cresceu 100,8%.

Há 20 anos, em 1999, haviam sido 527 registros de óbito no estado. Já em 2017, último ano com dados disponíveis ao público no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), haviam sido 1.058 registros. O número é também o maior de mortes pela doença desde o início da série histórica do SIM, em 1979.

Para além dos dados referentes aos óbitos, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2019 sejam diagnosticados 5.480 novos casos no Paraná, com média de 15 diagnósticos por dia ou um diagnóstico a cada 95 minutos. Apenas em Curitiba, serão 810 novos casos neste ano. A taxa bruta (incidência da doença para cada 100 mil homens) é de 97,43 no estado e de 89,35 na Capital. Trata-se do segundo tipo de câncer que mais acomete homens no Paraná, atrás apenas do câncer de pele não melanoma (7.530 casos no Paraná e 850 em Curitiba em 2019, com taxas de 133,90 e 93,40, respectivamente).

No País inteiro, a previsão do INCA é de aproximadamente 69 mil novos casos de câncer de próstata, com taxa em 66,12. Tal número aponta que a incidência da neoplasia é 47,35% maior no Paraná do que na média da federação, enquanto na Capital a diferença em relação ao país é de 35,13%.

LANAC oferece exames de PSA com valor promocional
Em prol do Novembro Azul, o Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) irá iluminar a fachada de sua sede central, em Curitiba, de azul ao longo deste mês, a fim de alertar sobre a gravidade da patologi e a importância dos cuidados com a saúde. Além disso, o Laboratório também fará uma promoção especial, oferecendo desconto de 80% para exames de PSA, qu sairão por R$ 20 durante todo o mês nas 45 unidades de coleta da empresa, em Curitiba, Litoral do Paraná, Região Metropolitana, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul.

O PSA - Dosagem do Antígeno Prostático Específico - é um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo, e também é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula. “O PSA pode estar normal ou aumentado e a dosagem é realizada por amostra de sangue. Geralmente, até 4 ng/ml do antígeno no sangue é considerada uma taxa normal. Acima disso, o paciente realiza um novo teste de PSA e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem desse aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. Ainda, a taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. “Por isso, é necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança”, completa o especialista.

Prevenção e exame de próstata deve ser anual a partir do 50 anos
Homens a partir dos 50 anos devem procurar anualmente algum posto de saúde para realizar exames de rotina para prevenir o câncer de próstata, foco principal da campanha Novembro Azul. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal, mas tal escolha deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Estimativa câncer de próstata - 2019
Paraná
Novos casos 5.480
Taxa bruta 97,43

Curitiba
Novos casos 810
por 100 mil habitantes 89,35

Mortes por câncer de próstata no Paraná
2017 1.058
2016 979
2015 981
2014 964
2013 995

Bem Paraná / Ministério da Saúde, Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste