Pagina Principal
Chat
Fórum
Fala Cidadão
Notícias
Sites de jornalismo
Mensagem
Emails Recebido
Artesanato
Humor
Cultura
Fé e Religião
Galeria
Vídeo
Conheça Santa Rita
Agenda
Receitas
Pagina de José Pereira
Listas Telefônica online
Lista  de  Sta Rita
Lista de Planalto
Auxilio a lista telefônica
Enquête
Busca CEP
Tradutor
Pesquisa
Hora no mundo
Previsão do tempo
Cursos
Vende-se
Fale conosco
Fale com um amigo
WebMail
Admin
Link Católico
Dom Francisco, Bispo de Toledo
Jerônimo Mendes
Sites Pessoais
Busca Católica
Diocese de Toledo
adecas.com.br
Pref. Muni. T. Roxa
 

 

Previsão do tempo p/ próximos dias
 

 

  

Feijoada

Calcule uns 200 gramas de carne por pessoa. A combinação vai variar de acordo com o gosto e o bolso de cada um. Escolha pelo menos 5 tipos diferentes de carne, sendo ao menos 1 embutido:

- carne seca
- lombo salgado
- rabo, pé ou orelha salgada
- paio
- lingüiça calabresa
- toucinho defumado
- língua salgada
- costela salgada

Há quem coloque até carne fresca de boi (ponta de agulha ou paleta), para aquele pessoal que não come nada de porco.
- Feijão preto de excelente qualidade. Não faça economia, pois é ele quem dá alma à receita (100 g por pessoa).
- 1 xícara de arroz para cada 3 pessoas
- 1 maço de couve para cada 4 pessoas
- 1 laranja pêra para cada pessoa (pelo menos)
- farinha de mandioca flocada para a farofa
- manteiga para a farofa
- suco de 1 limão
- molho de pimenta vermelha
- umas 4 cebolas picadas
- uma cabeça de alho picado
- limão, açúcar, cachaça e gelo para a caipirinha

No dia anterior, coloque as carnes salgadas de molho na água limpa e filtrada, que deverá ser trocada ao menos quatro vezes antes de iniciar o preparo. Na noite anterior, escolha o feijão, lave em água corrente e coloque de molho (não precisa trocar a água). Coloque as carnes na panela com água suficiente para cobrir. Quando começar a ferver, espere uns 10 minutos e escorra a água que estará com uma espuma branca, resultante da gordura que sai da carne.
Volte as carnes para a panela com água uns 4 dedos acima e acrescente o feijão e algumas folhas de louro. Quando começar a ferver, abaixe o fogo. Vá observando se as carnes estão cozidas. Se precisar, retire-as com o auxílio de uma escumadeira e deixe o feijão cozinhando sozinho, até que fique macio. Descasque uma laranja, corte em rodelas, coloque na panela e, se você retirou as carnes, recoloque-as.

Em uma frigideira, coloque pedacinhos de toucinho, alho e cebola para fritar em um pouco de óleo de milho. Tempere com pimenta do reino, jogue um pouco do caldo do feijão, para limpar a frigideira e derrame tudo no caldeirão da feijoada. Mexa bem e deixe ferver por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo. Volte a aquecer somente na hora de servir. Se precisar, pode colocar um pouco mais de água, pois pode ser que o caldo do feijão esteja muito grosso.
Para o molho, esprema o suco de um limão, acrescente uma cebola bem picadinha, 1 colher de sobremesa de molho de pimenta vermelha, duas conchas de caldo de feijão, bata tudo no mixer ou no liquidificador. Se gostar, adicione mais pimenta. Pique a couve bem fina e afervente-a rapidamente ou cozinhe-a no vapor. Coloque bastante alho e cebola picada para fritar em azeite. Quando estiver bem refogado, coloque a couve, tempere com sal e deixe fritar. Se precisar, regue com um pouco mais de azeite. Você pode, no momento do refogado, acrescentar toucinho ou lingüiça calabresa.
Ponha a manteiga na frigideira (umas 4 colheres de sopa) com um fio de azeite (para que não queime). Quando estiver quente, coloque toucinho picado, cebola, alho e sal. Quando tudo estiver bem refogado, coloque farinha de mandioca flocada, sempre mexendo, até obter o ponto desejado para a farofa.
Sirva as laranjas já descascadas, sem cortar, junto com a feijoada.
A caipirinha pode ser feita do seu jeito. Se quiser servir individualmente, para cada copo, descasque um limão, corte em quatro, retire o talinho do meio, coloque 2 colheres de sopa de açúcar e esprema com um "pau de caipirinha", ponha gelo picado e uma dose de pinga da boa. Agite em uma coqueteleira ou em dois copos "emborcados" um no outro. Antes de servir a feijoada, frite uns torresminhos e saboreie-os com a caipirinha.
Sirva com arroz branco. De sobremesa, frutas em calda são uma boa pedida, mas, só as laranjas já são mais que suficiente. Convide os amigos, ponha a música adequada e caia na tentação.

 

Carne assada com Pirão

Um prato saboroso, prático e "de sustância", daqueles capazes até de nos consolar: uma carne cozida e, depois, assada no forno, com muita cebola e um pirão delicioso, acompanhada de arroz branco e Couve-flor Gratinada. Mais que isso? Só uma pimentinha... Um cardápio completo para seu jantar.

Ingredientes:
- 1,5 kg de carne de segunda com osso (costela ou paleta)
- sal, alho e pimenta a gosto
- 3 colheres de sopa de óleo
- 2 cebolas
- farinha de mandioca

Tempere a carne com sal, alho e pimenta a gosto, umas duas horas antes de levar ao fogo. Coloque no fogo uma panela, de preferência de pressão e leve ao fogo para aquecer. Junte o óleo e coloque a carne para fritar, até que esteja de um dourado bem escuro. Junte mais ou menos 750 ml de água. Tampe a panela e deixe que cozinhe até que esteja macia, soltando dos ossos. Retire a carne, coloque-a em assadeira ou refratário, cubra-a com cebola fatiada e um pouco da gordura que ficou no caldo. Leve-a ao forno até que a cebola esteja dourada. Desengordure o caldo, se estiver salgado, junte um pouco mais de água e engrosse-o com farinha de mandioca, até que esteja no ponto de pirão, isto é, bem mais grosso que sopa, quase um grude.
  

 Delicias do Estado do Rio de Janeiro

Voltar          

recomende nosso site            

Fale conosco

Mande sua receita para o email, adecas@adecas.om.br, ou Fale conosco

 com o nome do autor, se souber e seu nome.

  

.

PUBLICIDADE

 
Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

Layout pronto por:
Nome do site - www.adecas.com.br - Desenvolvido e mantido por José P. de Souza