Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Feriado do dia 31 de Outubro - 1/11/2013
Postada por José Pereira
No dia 31 de Outubro é feriado em muitas cidades de nossa região. Há evangélico chama esse dia, como dia da reforma.

Só que não dá para entender que reforma, talvez fosse melhor comemorar o dia do nascimento das igrejas evangélicas, ou de são Martinho Lutero, bom a segunda ipotse também não dá porque não há quem o canonize.

Embora mesmo entre os católico, há santo que não foram canonizados e são considerado santo pelos fieis. O exemplo mais concreto é o de Padre Cícero de Juazeiro, no nordeste do Brasil.

Martinho Lutero pode ser o fundador da Igreja Luterana, mais não foi isso que ele pretendia, mas o que aconteceu levou a isso.

Voltando na história, a igreja católica foi a única igreja cristã no primeiro milênio, embora houve um cisma no século III, que durou cento e cinquenta anos, mas depois unificou novamente.

No século X houve o grande cisma, criando assim a igreja do Ocidente e a Igreja do Oriente. A Igreja do Oriente permaneceu igual a católica em todos os seus rito, menos a aceitação do papa, como chefe maior da igreja, sendo a igreja chefiada por patriarcas, onde continua até hoje, embora muitos fieis aceitam a autonomia do Papa.

A igreja do Ocidente, continuou sua trajetória, na história, no século XII, um jovem ouviu o pedido de Deus, que dizia renova a minha igreja, o nome deste jovem era Francisco, hoje conhecido como São Francisco de Assis.

No século XV, talvez Martinho Lutero, tenha ouvido o mesmo pedido, mas alguma coisa deu errado. Como no tempo de Francisco, que não entendeu logo o pedido de Deus, começou a reedificar uma igreja de pedra que que ficava, no antigo caminho da escola, só mais tarde foi entender que o pedido de Deus era para renovar a igreja viva.

No tempo de Lutero havia um problema diplomático, entre a Alemanha e a Itália, devido os alemães serem um povo muito piedoso, dispensava muitas divisas a Itália, em forma de doações e turismo. Para resolver a situação o governo alemão, convidou o papa, além de propor boas propostas a igreja caso essa mudasse sua sede para a Alemanha.

Mas a mudança a sede da igreja para a Alemanha não foi aceito pela cúpula da igreja. Essa já havia feito duas espeiencias mudando a sede da igreja para a Ingraterra e para a Espanha, mas quando a igreja estava fora de Roma não funcionava, esse fato levou a acreditar que se Deus escolhera a Itália, a sede da igreja deveria permanecer na Itália.

Com a negação da igreja em transferir para a Alemanha, os governantes passaram a procurar pretexto, contra a igreja. Lutero um padre de grande sabedoria, que talvez tenha ouvido o pedido de Deus a renovar a igreja, que precisa renovar todos os dias. Mas também com influencia do governo alemão, mandou a Roma 45 tese para a renovação da igreja.

30 tese fora aceita pelo papa, isso foi uma vitória para Lutero, mas esse não se contentou e mandou novamente 30 teses, entre essas as 15 que o papa não teria aceito. A atitude errônea de Lutero em mandar as 15 teses reprovada pelo papa, levou o papa a tomar atitude talvez errônea também de excomungar Lutero.

A excomunhão de Lutero, fora os pretextos, que os governantes alemães precisavam. tomaram atitude errônea de expulsar a igreja da Alemanha e fechar todos os templos.

A excomunhão abalou Lutero, que ficou três anos em terrível depressão, como também o povo alemão inteiro, por ficar sem orientações espiritual.

A excomunhão é terrível, porque o poder que Deus dera a sua igreja é, "o que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu". Mas a esposa de Lutero, "naquele tempo padre podiam casar, ou não como quisesse" vendo o estado lastimável de Lutero e do povo, incentivou Lutero a dar um pouco de conforto ao povo dizendo, veja a situação do povo, faça alguma coisa por ele, talvez assim Deus tenha misericórdia de você e de todos nós e assim Lutero o fez.

Lutero começou a dar conforto espiritual, aos mais próximo e ganhou apoio do governo que lhe concedeu todos os templos católicos e ganhou voluntários, criando assim a Igreja Alemã. Mais tarde ficou conhecida como a Igreja Luterana.

Há muitos outros feitos e defeitos inscritos sobre Lutero, um dos maiores feitos foi traduzir a bíblia para a língua alemã.

Para os que defendem cegamente a atitude de Lutero, eu pergunto, será que Lutero estava tão certo assim? No primeiro milênio a igreja caminho una, quando houve o cisma coma a igreja Oriental, para depois de 500, nascer a igreja Luterana. 500 anos depois haver mais de 2000 denominações cristãs no mundo.

Para os que condenam, também tenho a minha ressalva, alias duas. Ao soltar a bíblia na mão do povo, para mim Lutero cometeu o mesmo pecado de Adão, mas Adão foi salvo.

Lutero tava certo ao afirmar, que a salvação provém da fé em Jesus Cristo, mas a igreja católica também tava certa, quando pregava, que era necessário sacrifício. Jesus disse quem quiser me seguir pega a sua cruz e siga-me. Paulo afirma que a fé sem obra é morta.

A salvação provém da graça de Deus pela fé em Jesus Cristo e pelo nosso sacrifício. Deus faz a parte dele e nós faremos a nossa.

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste