Fórum de Mensagens
Critica - 3/03/2014
Postada por José Pereira
A critica é muito criticada, sinal que quase todos são especialistas em criticas.
A critica é uma via de mão dupla, porque pode proporcionar um bem, ou um mal. Existe a critica que é feita a fim de prejudicar, mas também muitas vezes é feita afim de beneficiar.
O certo é que temos de saber com lidar com as criticas, porque quanto mais alto o grau de responsabilidade que se assume, mais será criticado.
Certa vez uma pessoa falou que se alguém não quisesse ser criticado, não propusesse fazer nada nem de bem, nem de mal. Ou retrucou dizendo que se não fazer nada será criticado também. Outro dirá, que árvore que não tem fruto, não ganha pedrada.
Em um curso de desenvolvimento comercial, o professor para não criticar o concorrente, se não quiser que ele dê bem, porque ao criticar estaria ensinado o caminho certo.
Mas está no sangue do brasileiro criticar. Se não fez é criticado, se fez é criticado, porque devia ter feito melhor. Tem critica que só a critica mostra a direção a ser tomada. Mas há critica sem fundamentos, porque não pode oferecer uma solução melhor.
Ao criticar certos aspéctos deve-se também apresentar uma solução. Tenho por mim que quem critica julga saber fazer melhor. Por isso tenho respeito pela criticas e pego com as duas mãos, se essa puder ser útil. Se uma critica for prejudicial, em vez de ficar lamentando, o melhor é tentar resolver o problema logo, que alimentar e deixar piorar a situação.
Certa vez, tinha um jovem que sempre reclamava das festa. Quando fui presidente da Associação Comercial, organizamos um evento com jantar. Na semana seguinte reunimos novamente para avaliar o evento. Depois da reunião flaguei dois associados conversando.
Um dizia desta vez ninguém pode reclamar, por ficou muito bom. O outro falou, tal pessoa reclamou, o primeiro disse essa pessoa não conta, porque reclama de todas. Nesse momento interferi na conversa dizendo, para mim conta sim, essa pessoa vai ter de provar o contrário. Os dois ficaram assustado, pensando que eu ias brigar com o cara.
Dois meses depois organizamos outro jantar e convidei aquela pessoa, para ajudar no preparo e ela aceitou. Até ouvi zunzum, agora ele não podem criticar, porque está ajudando.
Moral da história, ele sabia fazer de uma maneira que agradou a todos e por muito tempo colaborou com as outras entidades, fazendo assim melhorar o cardápio e facilitando o meio de fazer.
|
Voltar às Mensagens
|
|