Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

A Razão e o bom senso - 21/02/2015
Postada por José Pereira
O coração que é vencido, quase sempre tem razão. A razão que sempre vence nunca teve coração. (desconhecido).

O versinho acima recebi de amigo/a, num caderno de recordações, a mais de quarenta anos, no tempo de escola. Perdi o caderno, mas não o verso, que me fascinou desde o princípio e tem servido para meditações.

Razão é razão! Se razão é razão, ninguém pode tirar a razão. A coisa ainda pode ficar mais complicada, quando se quer ser dono da razão, quando não se tem razão.

Há ainda alguns fatos em que existe duas razões, em que cada um pretende o direito de sua razão. Há também o fato de não haver razão, mas que a razão é preiteada.

Como se pode ver a razão é um grande fator de conflitos e até guerras. Como se ver no versinho acima, a razão é fria nas suas conquistas e muitas vezes vence sem ao menos ter razão, não o coração vencido nunca teria razão.

A lei dos homens é regida de acordo com a razão. Mas quando há duas razões, a razão se alia ao poder, quando o poder é egoista, está criada a injustiça.

A razão é de extrema importância, mas não em si mesma, mas como parâmetro, para que possa usar do bom senso.

Com o bom senso pode-se resolver muitas coisas, sem grandes traumas. Se houvesse mais bom senso e menas razão, haveria mais paz e menos conflito.

Veja alguns caso que justifica o bom senso.

Uma vez, numa viagem, para Foz do Iguaçu, eu pilotava a Kombi de meu tio. Seguia tranquilamente em um forte declive, atrás de um caminhão que de repente liga seta e já entra em um carriador. pisei fortemente no frei, mas essa balançou, porque a pista estava meio escorregadia, por causa de um chuvisqueiro, por isso tive de manerar.

Nessa situação toca fortemente uma buzina, quando olho no espelho, vinha um caminhão na toda. Não dava para ultrapassar o caminhão parante, porque na outra pista havia uma fila de carros. Pensei ir para o acostamento, mas como não tava conseguindo frenar seguramente na pista pior seria no acostamento, assim optei por ficar na pista, a ponto de parar na pista. Assim que o caminhão que o caminhão saiu da frente joguei para o acostamento. quando o caminhão passou balançou muito a kombi tamanha era a velocidade, que estava.

Nessa situação um do banco traseiro, falou por você fez essa manobra, nós estávamos na razão? Nem deu tempo eu falar, porque meu tio disse: Nós estávamos na razão, mas já estávamos mortos também, caso tivesse optado pela razão.

Em outra vez indo para Palotina, numa curva dei de cara com duas carretas. então fui para o acostamento.

Desta vez eu tinha razão também. Quem não tinha razão era aquele motorista que ultrapassava na curva. Mas quem teria morrido seria eu e minha família.

Use da razão, mas use do bom senso também. Pela razão poderemos ser beneficiado pela justiça humana. Mas pelo bom senso poderemos ser beneficiado da justiça divina.



 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste