Rita de Cássia - 19/05/2015
Postada por José Pereira
Rita de Cássia nasceu no final do século XV na cidade de Cássia na Itália. Seu grande sonho desde criança era servir a Deus e a igreja, mas por obediencia aos pais acabou se casando, tornando esposa e mãe de família.
Seu marido sendo de família poderosa era envolvido em negócios obscuros. Rita de Cássia descobrindo o mau caminho que seu marido trilhava labutou e orou pela sua conversão. Foram longos 15 anos de penitência de Rita para conseguir a conversão do marido.
Mas logo após a conversão seu marido foi assassinado pelos seus antigos companheiros que o acusaram de traição por deixar o grupo.
Rita chorou a morte de seu marido, mas ainda no velório olhando para o assassino disse, que apesar da grande dor que sentia perdoava quem atentou contra a vida de seu marido.
Seus dois filhos prometeram vingar a morte do pai, contra a vontade de Santa Rita. Sentindo grande amor pelos filhos e a ineficácia do apelo rogou a Deus, dizendo que prefereria ver os filhos mortos que ver tornar assassinos.
Uma peste assolou a região, muitas pessoas morreram entre eles seus dois filhos.
Rita acabou envolvida num grande conflito entre famílias poderosas, procurando impor a paz, onde reinava a vingança. Mas isso gerava desconfiança entre as duas família, porque Rita poderia ser uma traidora.
Mas certo dia o assassino de seu marido foi atacado por uma peste maligna e contagiosa, estava condenado a morte. Rita foi a única que propôz cuidar do doente.
Um inimigo do doente desejando mais que o cara morresse disse a Rita, você não sabe de quem está cuidando? Rita respondeu, que sabia desde o dia do velório e disse que desde aquele dia tinha perdoado.
O doente foi curado com a intervenção de Rita, que conquistou a confiança daquele grupo, podendo assim liderar o processo de paz, que passou a reinar na região.
Cumprido mais essa missão Rita sentiu sozinha no mundo e sentiu novamente o desejo de ser religiosa, procurou o mosteiro das freira, mas não foi admitida, porque no mosteiro só aceitava moças virgem.
Mas Rita sentia uma força que impelia para o mosteiro, indo procurar mais algumas vezes, vão. Mas certo dia Rita amanheceu misteriosamente no mosteiro, deixando as freira assustadas.
A madre superiora conclamou, que mulherzinha teimosa. Como castigo ordenou que Rita regasse um troco seco, até que esse brotasse. Passado algum tempo o tronco seco brotou causando espanto as freiras que acabaram admitindo Rita no mosteiro, que passou a ser admirada por sua bondade e obediencia.
Rita se apaixonou pelo Jesus Cristo crucificado, seu maior sentimento era não poder ajudar a Jesus o suficiente, mas disse que aceitava um espinho de sua cruz. Em instante um estigma apareceu em sua teste, era um espinho da coroa de Jesus.
A ferida doia e fedia. Por isso passou a ficar enclausurada. Como papa viria na região Rita demonstrou desejo de ver o papa, mas as superioras não deixaram por causa da ferida.
Rita pediu a Deus que tirasse o espinho por alguns dias para que pudesse ver o papa. a ferida sarou misteriosamente e Rita viu o papa. Assim que voltou pediu novamente o espinho e a ferida voltou.
Rita morreu no século XVI, mas sua santidade ficou na memória do povo e foi canonizada no início do século XX.
Muitos livros e filmes foram criados em memória a Santa Rita.