Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Estupro - cultural ou individual? - 8/06/2016
Postada por Pastor Adelar Osmar Borth
Estupro - cultural ou individual?

O termo “cultura do estupro” mais atrapalha do que ajuda. O alerta vem da RAINN (organização nos Estados Unidos que se traduz como Rede Nacional de Assistência à Vítimas de Estupro, Abuso e Incesto). A RAINN, num documento à Casa Branca em 2014, sugere que “nos últimos anos, tem havido uma infeliz tendência em acusar a ‘cultura do estupro’ pelo extensivo problema de violência sexual”. “É importante”, diz o texto, “não perder a noção de um fato simples: estupro é causado não por fatores culturais, mas por decisões conscientes, de uma pequena porcentagem da comunidade em cometer um crime violento”. O termo foi criado pelo movimento feminista, EUA, nos anos 70, a fim de defender que o estuprador pratica a violência sexual por culpa do contexto cultural onde a mulher sempre foi desvalorizada. O assunto é polêmico quando nos últimos dias ouvimos bastante a palavra “cultura” para explicar o caso da jovem violentada por vários rapazes no Rio de Janeiro.

Não há dúvida de que os costumes, a educação, e até a religião, podem influenciar a prática de coisas boas ou ruins, sobretudo no comportamento sexual. Mas, afirmar que a causa do estupro é cultural, livra o criminoso da culpa e transfere o problema às questões sociais, por vezes, com finalidades ideológicas e políticas. A violência, antes de qualquer natureza, é pessoal. O meio em que a pessoa vive apenas intensifica, mas o abuso é do agressor e o problema deve ser tratado individualmente, sem colocar todos e tudo no mesmo balaio. No tempo bíblico, quando os fariseus se resguardavam hipocritamente contra as “impurezas” espirituais de outras culturas, Jesus contestou, dizendo que “é do coração que vem os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais...” (Mateus 17.19).

A violência do estupro é um ato imoral e a culpa é do indivíduo. O remédio está na cultura da Palavra que diz: “Marido, ame a sua esposa como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela” (Efésios 5.25). Onde o amor de Cristo é cultivado, há respeito com o corpo da outra pessoa.


Marcos Schmidt
marcos.ielb@gmail.com
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Novo Hamburgo, 7 de junho de 2016
Colaboraçao- Pastor Adelar Borth

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste