Fórum de Mensagens
Quando a viagm é uma aventura - 3/10/2018
Postada por José Pereira
Era 8 horas da manhã. Eu acabara de sair de Toledo com minha camioneta rumo a Santa Rita, quando duas pessoas tipo camponeses com suas matulas acenaram pedindo carona.
Parei a camioneta, os dois embarcaram e começamos a a conversar. Eles disseram que foram trabalhar numa lavoura para tirar madeira. Disseram que trabalharam por um semana, quando o patrão, que eles chamavam de gato prometeu ir buscar dinheiro, para o pagamento.
Mas oito dias se passaram e o patão não mais voltou. O que tinha de comida acabou. Então resolveram ir embora mesmo a pé.
Partiram de Cascavel, andaram 40 quilômetros no dia sem achar uma carona e sem comer. Pousaram em Toledo sobre a proteção da área de uma Igreja Católica passando frio, mas agradecidos, por ter um lugar para reclinar a cabeça.
No dia seguinte uma piedosa mulher os alimentou com o café da manhã, Alimentados e com as forças recuperadas, partiram para mais um jornada.
Quando chegamos em Maripá parei a camioneta e disse, tenho de entrar aqui. Mas disse se tiverem dispostos irem a pé era recomendável ir até Santa Rita, assim o caminho tornaria mais perto.
Me engrandeceram e diziam muitos felizes, porque no dia dia do ontem andaram o dia inteiro para fazer 40 quilômetro são apenas 9 horas e já adiantamos outros 40 quilômetros.
Eles ficaram pensativos e me perguntaram onde seria mais fácil pegar carona. Acredito que por Palotina, respondi. No meu causo eu iria pegar carona nos ônibus de linha. Arregalaram os olhos, como a dizer como?
Então eu acrescentei eu embarcaria e não passaria a catraca até que o cobrador viesse me cobrar. então eu os diria que não tinha dinheiro. Sei que poderia escutar muitas abobrinhas, que poderia ser expulso do coletivo. Mas com certeza já teria andado vários quilômetros.
Sai era só esperar pelo outro. Ele resolveram ir por Palotina. Só não sei se usaram da malandragem.
|
Voltar às Mensagens
|
|