Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Folia de Reis - 6/01/2019
Postada por José Pereira
O dia de reis passou a ser comemorado em homenagem ao encontro dos reis magos ao menino Jesus.

A folia de reis traça todo um trajeto, relembrando os caminhos percorridos pelos reis magos. Tradicionalmente o percurso, deveria começar no dia seguinte ao Natal.

Mas devido as poucas companhias e o grande número de famílias que desejavam receber os foliões, já houve casos eu que que a folia começasse em Outubro bem antes do Natal.

Quanto maior era o número de participantes era maior a festa. No local da festa era montado um presépio e podia ser num lugar escolhido pelos foliões, geralmente na casa de um dos foliões, porque a folia de reis não era uma festa da igreja.

A folia de reis eram realizadas por pessoas humildes e isso fez com que aparecesse superstições. A companhia não podia passar por debaixo de um varal de arame. Talvez isso foi mal interpretado, porque no início se dizia que não poderia passar por debaixo de uma cerca de arame. Isso queria dizer que se a porteira tivesse fechada era porque a companhia não era bem vinda.

Surgiu também a figura do palhaço. Há que diga que eram os senhores de escravos quem fazia eles seguir a companhia usando mascaras, para não serem reconhecidos. Ou alguém que gostaria de seguir mas tinha vergonha. O palhaço faziam suas graças, mas eram eles os encarregado em pedir ajuda financeira para a companhia. Por estarem disfarçados não tinha vergonha de pedir mais e mais.

A figura do palhaço fez tanto muito sucesso que acabou sendo enculturada na folia.

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste