Fórum de Mensagens
A ladroagem é um subproduto do capitalismo - 28/05/2019
Postada por José Pereira
A ladroagem é um subproduto do capitalismo. Não que no comunismo não se rouba também. No comunismo só se rouba para satisfazer as próprias necessidade.
Agora no capitalismo, roubam também para satisfazer a própria necessidade, mas roubam também por ganância e inveja, por preguiça e também por maldade. Há até aqueles que roubam para fazer justiça.
Existe aqueles que roubam na intenção de ficarem ricos, mas o ladrão não enriquece. Pode enriquecer o receptador.
No capitalismo só há duas maneiras de não ter ladrões, é todos ficarem ricos, ou todos ficarem pobres.
Roubar para satisfazer as necessidades essenciais não é pecado, o problema que muitos quando o fazem pela primeira vez, aprende gostar das facilidades, que a ação aparenta. Mas roubar não é fácil, é uma ventura perigosa. que vai levar para a prisão, ou para o cemitério.
Nós do outro lado não deveríamos ter medo do ladrão. Seria como diz o salmista, mesmo que eu passe pela sombra da morte não temerei. A experiencia de um assalto é passar pela sombra da morte.
Na nossa região é comum o roubo de carros, pela facilidade de ser vendido no Paraguai. quem passa pela experiencia que o diga que sufoco. Mas há um consolo, os paraguaios não aceitam carros sujos de sangue. Isso é quando matam para roubar eles não aceitam o produto.
Outro problemas é que no capitalismo existe uma indústria, alimentada pelo medo do roubo. Gastam mais em seguros e segurança, que os ladrões são capazes de roubar.
Se colocar os pingos nos Is, de toda maneira saímos roubados. Mas parece que não há escapatória. É que de alguma maneiras sentimos roubados.
Tempos atrás quis dar uma de esperto, para livrar dos ladrões e do seguro comprei um carro fora de linha. Do seguro eu livrei, porque não paguei seguro. Dos ladrões também livrei, porque certa vez roubara um gol que estava estacionado do lado do meu carro. Mas tempos depois o fogo roubou meu carro.
|
Voltar às Mensagens
|
|