20/09/2009

A bíblia

O mês de setembro é dedicado a bíblia, o livro que se tornou o mais importante nos últimos tempos e é estudado por milhões de pessoas. A bíblia foi escrita ao longo dos tempos, bom primeiramente foi desenhada, quando ainda não conhecia a escrita.

A história no inicio foi contada de boca a boca, não se sabe o porque, talvez para ser melhor explicada, ou para garantir a memória passou a ser desenhada. Quando depois foi escrita em pedras, um fato bíblico que conta as escrituras foi o fato de deus haver escrito os dez mandamento em pedra, no temo de Moisés, chamado de taboa da lei.

Depois foi escrita em couro e em seguida em pergaminho, por muito tempo. Quando Jesus leu a profecia de Isaias conta que desenrolou o pergaminho leu e enrolou de novo e entregou ao chefe. Com a descoberta do pergaminho a escrita deu um grande passo, o pergaminho era uma lamina que precedera o papel  O antigo testamento foi escrito pelos hebreus, chamado de o povo escolhido, o novo testamento foi escrito pelos cristãos.

No século, 12 São Jerônimo traduziu os livros antigos para o latim e agrupou em  a coleção, formando assim a Bíblia. Nesse tempo o hebreus e os gregos eram amigos, as escrituras continham os livros escrito pelo povo de Deus, quando estavam no cativeiro, sinal que Deus não abandonava seu povo.

No século XV, com a revolução e o rompimento da Alemanha com a Igreja Romana, Martin Lutero traduziu a bíblia para o alemão, como nesse tempo os laços de amizades entre os povos pregos e hebreus havia se rompido, os hebreus excluíram, os livros do tempos que o povo de Deus estiveram em cativeiro na Grécia, portanto a bíblia de Lutero sete livros menos. Lutero também soltou a bíblia na mão do povo.

A bíblia entre o povo católico ficou ainda restrita somente aos padres até 1965, quando no Concílio Vaticano segundo foi posta a mão do povo. tornado a bêbeda o livro mais vendido dos últimos tempo.

Havia uma profecia entre o povo católico que a bíblia faria confusão caso posta na mão do povo, parece que tinha razão. A Igreja demorou mil anos para que fosse aberta a primeira vez, mais quinhentos para que fosse aberta pela segunda vez, sempre por alguém que tinha acesso a bíblia, primeiro por um bispo depois por um padre, nos último nasceram que uma infinidade de seitas a perder de vista.

Para tudo há seu tempo e o tempo da bíblia para o povo católico foi com o grande Concílio Vaticano II.

 

. Voltar      recomende esse site          Comente esse texto

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 
Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

Layout pronto por:
Nome do site - www.adecas.com.br - Desenvolvido e mantido por Assoc. de Desenv. Cult. Artist. e Atesan. de Santa Rita do oeste ADECAS