Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

TCE aponta que apenas 3 mil dos 19 mil presos no Paraná estão em processo de ressocialização

Data: 05/04/2017



Apenas 3 mil dos 19 mil presos no Paraná estão envolvidos em alguma atividade de ressocialização, aponta um relatório prévio do sistema prisional do estado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), apresentado nesta terça-feira (4).

Conforme o estudo, 1/3 dos detentos não tem qualquer acesso a políticas educacionais ou de trabalho - boa parte deles está em delegacias ou em carceragens sob a responsabilidade da Polícia Civil.

Dos outros 2/3, que estão em penitenciárias em que há o mínimo de condições estruturais para o processo de reinserção na sociedade, apenas 31% participam de alguma atividade educadora, ainda conforme o TCE.

"Que chance nós temos? Para 1/3, a chance de ressocialização é zero. Para os outros, é mínima. Precisamos ter uma maior participação dos presos no processo de ressocialização. Provavelmente, o problema de estrutura e de recursos. Isso vamos apurar", comenta o diretor da Coordenadoria-Geral de Fiscalização, Mauro Munhoz.

Agravante é a quantidade de presos condenados, correspondente a quase 30% do total. Para o presidente do TCE, Durval Amaral, isso é reflexo da falta de atividades reeducativas, que faz com que presos voltem para o crime pouco depois depois de ganharem liberdade.

"É um dinheiro que estamos jogando fora e não estamos tendo retorno para a sociedade. O preso tem que sair ressocializado, reintegrado, e não voltar para a penitenciária até que morra, como acontece na maioria dos casos", afirma Amaral.

O prejuízo é grande, demonstra o relatório. Em 2016, o sistema prisional paranaense custou R$ 683 milhões aos cofres públicos, o que quer dizer que cada preso no estado gerou gastos anuais de R$ 35 mil, em média.

Para Amaral, unir forças de todos os poderes e da população é a única chance de adequar o sistema prisional do Paraná.

"O assunto é tão árido e tão complexo, que chegamos à conclusão que não haverá solução do problema se não houver engajamento efetivo de todos os atores, todos os poderes, todos as enteridades que lidam com o sistema carcerário e prisional. Há de haver um esforço sobre-humano de todos para que tenhamos uma solução", diz o presidente do TCE.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste