Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Falta de chuva no Noroeste do Rio Grande do Sul provoca prejuízo em lavouras de canola e trigo

Data: 10/08/2017



A falta de chuva no Noroeste do Rio Grande do Sul tem provocado prejuízos em lavouras. A plantação de canola está com perdas irreversíveis. Já o trigo, principal cultura de inverno, se recupera aos poucos.
Em quase dois meses choveu na região menos de 10 mm de chuva. Na propriedade do agricultor Cristiano Budel, em São Luiz Gonzaga, a expectativa de colher 60 sacas de trigo por hectare está cada vez mais distante. "Pode-se dizer que em torno de 30% a 50% de algumas lavouras ou até mais não conseguiram germinar com a falta de umidade", lamenta Budel.

O trigo precisa de pelo menos 50 mm de água por semana no começo do ciclo para desenvolver de maneira adequada. Com pouca chuva, a situação pode impactar na produtividade.

"Essa falta de germinação vai afetar lá no final pela falta de plantas. Não tendo plantas não vamos ter produtividade. A produtividade está, com certeza, comprometida entre 50%", observa o engenheiro agrônomo Bento Büttenbender.

Por situação, 90% de agricultores de canola pediram seguro

A situação é ainda pior nas lavouras de canola. Na Região das Missões são mais de 3 mil hectares dedicados ao cultivo da canola e, devido à situação, 90% dos agricultores que apostaram na cultura já pediram seguro agrícola.

O agricultor Alessandro Seibt relata que além da falta de chuvas, a geada do mês de julho queimou as plantas que, com isso, pararam de crescer. Em anos anteriores, ele conseguiu colher 30 sacas por hectare, já nesse, está sem grandes expectativas. "Neste ano se colher cinco sacas vai ser muito."

Segundo agrônomos, é praticamente impossível reverter a situação das lavouras de canola. "As plantas nesse período não estão desenvolvendo adequadamente. Elas teriam que estar com o dobro do tamanho das plantas e isso não está acontecendo. E também acredito que isso afetará seriamente na produtividade da canola", observa o agricultor Ari Brum.

Com informações: G1/Rio Grande do Sul


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste