Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Novo Golpe: Recebeu aviso de 14º salário do governo via WhatsApp?

Data: 06/10/2017



Receber o 14º salário seria a solução para o problema de muitos brasileiros, não é mesmo? E é exatamente usando esse desejo que ciber criminosos estão aplicando um golpe pelo WhatsApp.

Calcula-se que mais de 320 mil pessoas chegaram a receber uma mensagem com a falsa promessa, de acordo com a empresa de segurança Psafe. Nem todas elas foram infectadas pelo malware, mas elas chegaram a receber o conteúdo malicioso.

A mensagem que chega para os usuários do WhatsApp destaca falsamente que o Governo Federal liberou um lote do 14º salário para os brasileiros. Para consultar se o usuário pode ter acesso ao benefício, é necessário abrir o link informado.

"Governo já liberou o primeiro lote do 14-salario para aniversariantes de janeiro a junho. para os demais meses sera na próxima semana, se você ja trabalhou registrado confira se tem direito", informa o texto com erros de português.

Uma vez aberto, uma nova mensagem surge e induz o usuário a responder três perguntas:

- Você já possui o cartão cidadão?

- Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?

- Atualmente está registrado?

De acordo com a Psafe, independentemente das respostas fornecidas, o internauta é encaminhado para uma nova página que informa sobre o falso benefício.

Para conseguir resgatar o valor, o usuário é novamente induzido a compartilhar o link com dez amigos ou dez grupos de conversa no WhatsApp.

"O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas", explicou Emilio Simoni, gerente de segurança da empresa.

Como se manter seguro?

Uma dica em casos como o explicado acima é desconfiar de prêmios mirabolantes. Outra característica comum é que nesse tipo de ataque sempre há erros de português.

Em casos assim, o usuário pode pesquisar no site oficial do Governo Federal ou verificar se algo foi divulgado em suas redes sociais oficiais.

Além disso:

Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado

Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;

Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;

Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;

O WhastApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça;

Quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão;

Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste