Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

MPF propõe ação civil pública contra publicações de ofensas à população indígena em Guaíra (PR)

Data: 07/05/2018

A partir de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), a 1.ª Vara Federal de Guaíra (PR) determinou a realização de uma audiência de conciliação para o dia 29 de maio a fim de tomar providências sobre publicações de ofensas à população indígena de Guaíra e região em redes sociais e em um portal de comunicação pela Organização Nacional de Garantia ao Direito de Propriedade (ONGDIP). No documento protocolado em abril, o MPF pede que a entidade se abstenha de utilizar expressões potencialmente preconceituosas em relação ao povo indígena em suas publicações sobre o conflito social decorrente da questão indígena em Guaíra e Terra Roxa, Noroeste do Paraná.

A reportagem é publicada por Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal no Paraná, 04-05-2018.

As publicações contém conteúdo discriminatório e apontam descontentamento com as medidas assistenciais implementadas pela Prefeitura de Guaíra em favor dos indígenas. Além disso, as manifestações desqualificam a natureza das aldeias formadas e a identidade étnica dos indígenas, imputando-lhes fatos criminosos e colocando-os como obstáculos ao desenvolvimento da região e ao atendimento dos interesses dos demais cidadãos. Além desta divulgação, tais narrativas foram encaminhadas pela ONGDIP para publicação em veículo de comunicação da região.

O MPF solicita que a ONGDIP não prossiga com as expressões preconceituosas sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil; retire da página mantida pela entidade na Rede Social Facebook os textos e imagens disponíveis nos referidos endereços eletrônicos da rede social; publiquem nova nota no Portal Guaíra e na página mantida pela ONGDIP na rede social Facebook, alertando os leitores de que suas opiniões representam apenas a visão daquela instituição sobre o conflito social e não devem ser interpretadas como discriminação e preconceito étnico; efetue a devida moderação dos comentários publicados na página mantida pela ONGDIP no Facebook, excluindo a publicização de ofensas dirigidas aos indígenas; e o pagamento de indenização no valor de R$ 200 mil pelo dano moral coletivo decorrente das publicações discriminatórias publicadas no Portal Guaíra e na página mantida pela ONGDIP, a ser recolhida ao Fundo de Reparação de Interesses Difusos Lesados, previsto no artigo 13 da Lei n.º 7.347/85, para posterior destinação à execução de políticas públicas em favor das aldeias indígenas situadas nos municípios de Guaíra e de Terra Roxa.

A ação civil pública foi proposta pelo MPF com base em inquérito civil instaurado em 29 de abril de 2015, para apurar a ocorrência de violação aos direitos indígenas e prática discriminatória veiculada no Portal Guaíra com publicação de texto assinado pela ONGDIP. O procedimento teve início com encaminhamento de notícia pelas lideranças das comunidades indígenas de Guaíra solicitando ao órgão de persecução a investigação e providências quanto aos conteúdos publicados nos dias 17/09/2014 e 08/11/2014, na página de internet mantida pelo Portal Guaíra, consistentes em mensagem e nota elaborada pela ONGDIP. Tais publicações permaneceram disponíveis para acesso público até, pelo menos, o dia 02/12/2014, período em que incitaram diversos comentários igualmente discriminatórios.

Segundo a ACP, as publicações ultrapassaram o regular exercício da liberdade de expressão e de manifestação do pensamento, uma vez que estimularam o ódio e a violência contra uma minoria étnica, agravando a histórica discriminação sofrida pelos indígenas guarani na região.

Embora a ONGDIP tenha negado a autoria da mensagem e da nota enviada para publicação no Portal Guaíra, a entidade afirmou que não considera racistas, abusivos ou discriminatórios os comentários feitos nas publicações, mas sim as invasões em propriedades privadas, que seriam um desrespeito à Constituição Federal. A associação ressaltou, ainda, que exerceria sua garantia constitucional de liberdade de expressão.

Entretanto, essa negativa da ONGDIP não corresponde à conduta adotada em sua página de internet mantida na rede social Facebook, onde também publicou o mesmo conteúdo da mensagem e da nota encaminhadas ao Portal Guaíra, inclusive compartilhando os links da página do portal onde elas foram divulgadas.

Em razão de tal conduta, o MPF em Guaíra expediu recomendação à ONGDIP, a fim de evitar a judicialização da demanda. Contudo, apesar do efetivo recebimento do documento, a associação permaneceu omissa e sequer informou se adotaria ou não as medidas recomendadas, o que motivou a propositura da ação civil pública.

A região em questão é alvo de estudos técnicos para finalização de procedimento de demarcação de terras indígenas e, tal procedimento tem sido alvo de diversos ataques. Uma decisão judicial do ano passado determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) termine até 31 de dezembro de 2018 a conclusão dos estudos. O procedimento que envolve os estudos para identificação ou não de terra indígena em Guaíra e Terra Roxa está na etapa de finalização das visitas de campo para a publicação do relatório preliminar com a indicação da área a ser demarcada ou não e, se for o caso, a identificação das propriedades atingidas.



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste