Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Palotina: Vende-se vinho colonial, Branco e Tinto Vale do Piquiri

Data: 21/05/2018

O Inverno está chegando e nada melhor do que aproveitar para começar a preparar o estoque de vinhos para a estação mais gelada do ano. Nos da Vinícola vale do Piquiri temos o melhor vinha da região, vinhos que foram premiados no concurso realizado em Palotina.

Você prefere tomar um vinho sem química e saudável para a sua saúde? Então nos temos dois tipos de vinhos, ou seja, vinho tinto da Uva Isabel - um dos vinhos mais recomendados pelos entendidos do assunto, e temos também o vinho branco, da Uva Niágara.

Os vinhos são fabricados pela Vinícola Vale do Piquiri em Palotina. Os vinhos são fabricados e armazenados em cantina totalmente em pedra. Temos garrafas de 2 litros e de 720 ml. Veja no site; vinhovaledopiquiri.com.

Este delicioso vinho esta a venda no seguinte endereço:
Rua 5 de Julho 111
Telefones; 44 99954-2210, 44 3649-1099 44 99996-5355
Próximo ao deposito de bebidas O Frasson Coca-Cola e Kaiser
Palotina - Paraná
O vinho e a saúde do coração*
A arte da enogastronomia aliada ao bem estar do organismo

labfa-vinho-corte

São muitos os artigos publicados sobre o consumo de vinho e seus benefícios para o organismo. O que há muitos anos era tido apenas como sabedoria popular, hoje já está mais do que comprovado cientificamente: o consumo moderado de vinho (principalmente o tinto) faz bem à saúde.

O problema é estabelecer o que é “consumo moderado” para cada indivíduo. De uma forma geral, podemos dizer que o homem pode consumir, seguramente, até 30 g de álcool e a mulher 15 g, diariamente. Mas não vale ficar 6 dias sem beber na semana e no sétimo ingerir sua cota de 210 g. A regularidade é um fator importante. Pouca quantidade e diariamente. Não é assim que nossos avós falavam que nossos antecedentes longevos faziam?

Seus benefícios estão ligados às substâncias antioxidantes presentes no vinho. Existem mais de mil compostos encontrados no vinho e, entre eles, os polifenóis (flavonóides, taninos e resveratrol) são os maiores responsáveis por sua fama de elixir saudável. O resveratrol, um antioxidante natural presente em vinhos tintos e brancos, está associado aos efeitos benéficos principalmente na doença arterial coronariana.

Em artigo publicado na Revista Wine Style, em 2005, o Dr. Gustavo Andrade de Paula (médico e diretor de Degustação da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) explica que o consumo moderado de vinho controla os níveis sanguíneos de algumas substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Estas, por sua vez, atuam sobre o colesterol e as proteínas da coagulação.

O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados. Estes efeitos poderiam prevenir o entupimento de uma artéria coronária, evitando um infarto do miocárdio. Além disso, acredito que o álcool, em pequenas doses, deixa as pessoas mais tranquilas, relaxadas e felizes. E não há nada melhor para a saúde do que ser feliz!

Mas, na minha opinião, o mais importante no consumo do vinho é aquilo tudo que está a seu redor. Dificilmente bebemos vinho sozinhos. Geralmente estamos acompanhados de amigos, da nossa pessoa amada, em lugares agradáveis (restaurantes, viagens ou mesmo em casa) acompanhando comidas também agradáveis, e daí, a palavra que está tão em moda: enogastronomia. Por que não juntar o útil ao agradável?

Hoje em dia falamos muito em dieta saudável e a dieta mediterrânea, adotada pelas pessoas que vivem na região Sul da Itália, Grécia e Espanha, parece ser a mais saudável de todas. Nessas regiões, o índice de doenças do coração é muito pequeno, o que mostra que a dieta e estilo de vida dessas pessoas trazem um grande benefício para a saúde. Consiste em uma alimentação com pouco sal, poucos alimentos industrializados e pouca gordura de origem animal; por outro lado, há o consumo regular de vinho e uma ingestão maior de frutas, legumes, frutos do mar, vitaminas, minerais e antioxidantes.

O vinho na quantidade certa e a dieta mediterrânea no prato parecem ser o segredo para uma alimentação saudável, física e mental. A harmonização de vinho com comida é um assunto delicioso e as possibilidades são infinitas.

Algumas regrinhas básicas podem ajudar na harmonização: prato leve com vinho leve, prato forte com vinho encorpado; prato ácido com vinho ácido, prato doce com vinho doce (quanto mais doce o prato, mais doce deve ser o vinho) e pratos gordurosos com vinhos ácidos, tânicos ou espumantes. Algumas harmonizações clássicas são sempre uma experiência sensorial fantástica, como ostras com Chablis (vinho branco da uva Chardonnay), foie-grass e Sauternes (vinho doce francês), pato e um bom Borgonha, cordeiro e um vinho ao estilo de Bordeaux, etc.

O vinho certo acompanhando o prato certo no local certo e com a pessoa certa: essa é a receita para melhorar a saúde da alma!

* Por Dr. Carlos Eduardo Suaide Silva – médico cardiologista e enófilo


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste