Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

21 de junho é comemorado, no Brasil, o Dia do Controle da Asma

Data: 19/06/2018

Grande parte da população apresenta problemas respiratórios, seja por fatores climáticos, de poluição ou de hábitos, como o fumo e o uso amplo de fogões a lenha em algumas regiões. No dia 21 de junho é celebrado o Dia Nacional de Controle a Asma, , uma doença de alta prevalência, e coincide, no hemisfério sul, com o início do inverno, período em que seus sintomas se agravam por conta de temperaturas mais baixas e maior permanência da população em ambientes fechados.

É uma doença pulmonar inflamatória crônica, com episódios recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, que se agrava à noite e nas primeiras horas da manhã. A gravidade da asma varia de pessoa a pessoa, sendo classificada de leve, moderada e grave.

Vários fatores podem desencadear ou agravar a asma, tais como: alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pelo e saliva de animais); infecção respiratória viral; agentes irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis, etc.); variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, anti-inflamatório não hormonal, betabloqueadores); e exercícios. Alguns pacientes asmáticos podem apresentar histórico familiar de asma ou rinite.

O tratamento da asma deve acontecer em parceria, entre médico, o paciente e os familiares, com foco na orientação e identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar. Para saber se a asma está controlada é preciso atentar para a frequência e a intensidade de seus sintomas, ficando em alerta quando apresentar qualquer um dos itens abaixo nas últimas quatro semanas, o qual deve procurar atendimento médico:

- Sintomas diurnos mais de duas vezes por semana;

- Qualquer despertar noturno causado pela doença;

- Uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana;

- Se a asma estiver limitando as suas atividades cotidianas.



Colaboração: Eliane K. Baioco - Secretaria Municipal de Saúde.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste