Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

"Vinhedo de Galvão Bueno foi contaminado por herbicida"

Data: 07/08/2019

"Vinhedos, pomares e oliveiras nas regiões da Campanha gaúcha foram contaminados por agrotóxico usado na soja. Segundo reportagem do Zero Hora de dezembro de 2018, a desconfiança existia há alguns anos, mas desta vez buscou-se a comprovação do fato. A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul analisou 53 amostras, das quais 52 tiveram laudos positivos para contaminação pelo princípio ativo 2,4-D. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público daquele estado.

Mas a Secretaria da Agricultura gaúcha já agiu, criando novas restrições para a aplicação do produto, de forma a evitar a deriva - isto é, o atingimento de culturas que não eram alvo. Duas instruções normativas publicadas no começo de julho estabelecem novas regras, como o cadastro dos aplicadores e o termo de conhecimento de risco e responsabilidade, pelo qual o produtor rural deve assinar a receita agronômica, ficando ciente de que os produtos agrotóxicos hormonais, entre eles o 2,4-D, causam grandes prejuízos para culturas sensíveis.

Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia determinado restrições no uso do mesmo produto. A medida veio após reavaliação do ingrediente ativo do agrotóxico. Segundo a agência, foram analisados resíduos do 2,4-D em alimentos e na água. Mesmo considerando os níveis máximos de resíduos de 2,4-D encontrados em alimentos e na água, o risco para a população é bem reduzido, diz texto da Anvisa.

O agrotóxico, porém, teria causado quebra de até 40% na safra passada na região Campanha gaúcha, segundo estimativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A vinícola do apresentador de televisão Galvão Bueno, no município de Candiota, foi uma das atingidas. Segundo reportagem da Zero Hora, a perda foi próxima a 30%; na safra anterior, as perdas chegaram a 50%, quando a deriva aconteceu na época da floração dos vinhedos."




Gazeta do Povo


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste