Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Bispo de Toledo realiza visita ao Papa Francisco

Data: 15/02/2020

O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, integra comitiva de bispos da Igreja Católica no Paraná que realizam a Visita Ad Limina Apostolorum. Prevista no Código de Direito Canônico, é a ocasião em que todos os membros do episcopado participam de audiências com o Santo Padre. Os encontros nos dicastérios e congregações – como são chamados os organismos da atividade pastoral da Igreja Católica Apostólica Romana – começam nesta segunda-feira (17) e vão até dia 27 deste mês de fevereiro.

No entanto, o momento mais aguardado é quando todos os bispos católicos se encontrarão com Francisco. Para isso, está reservado o dia 24. A ocasião se revestirá de um diálogo marcado pela espontaneidade, com o Papa mostrando-se interessado quanto a realidade da ação evangelizadora da Igreja no Paraná. “Estar com o Papa é uma experiência emocionante, pois ele é o sucessor de São Pedro. Para nós é um momento importante, uma vez que levamos a Diocese de Toledo, do Oeste do Paraná, partilhando nossas alegrias e desafios, e nos unindo com as necessidades de toda Igreja. Através desse encontro fraterno entre o Papa e o bispo da Diocese de Toledo levo esse abraço e essa promessa de que vamos rezar por ele”, afirma D. João Carlos Seneme.

Além do encontro com o Papa, os bispos apresentarão vários relatórios da atividade pastoral no contexto geral da Igreja no Paraná. Para tanto, houve um período de preparação, com a coleta de dados e reunião de informações ainda em 2019.

Em cada organismo da Santa Sé, um bispo já nomeado descreverá o contexto eclesial paranaense, propondo tópicos a serem discutidos e perguntas a serem feitas. D. João Carlos Seneme é responsável pelo relatório na Congregação para a Evangelização dos Povos, com ênfase na questão missionária. Nas demais congregações e dicastérios, outros bispos serão responsáveis por semelhante apresentação.

De sua parte, a Diocese de Toledo também enviou aos organismos da Santa Sé as principais estatísticas quanto ao número de sacerdotes, fiéis batizados, catequizandos, entre outros, bem como breves comentários sobre a ação evangelizadora. Padres, coordenadores de pastorais e demais lideranças contribuíram com as informações que balizam esse documento sobre a vida diocesana. “Ele é muito interessante porque nos faz ver como está a nossa ação evangelizadora”, afirma D. João. O documento também aponta o crescimento populacional e os desafios de evangelização nesta região. “É um instrumento para analisar a nossa ação como Igreja”, complementa.

Na programação da Visita Ad Limina constam ainda atividades litúrgicas, como celebrações eucarísticas no Colégio Pio Brasileiro e nas basílicas de Santa Maria Maior e de São Pedro no Vaticano (cripta), entre outros locais.



Cristo Rei




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste