Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Umuarama está com 646 casos confirmados de dengue

Data: 22/02/2020

A Secretaria da Saúde de Umuarama estruturou um centro para atendimento a agravos que deve concentrar a atenção aos pacientes com suspeita de dengue na cidade.

De acordo com a secretária da Saúde, Cecília Cividini, o ambulatório começa a funcionar nesta segunda-feira (24), e atenderá todos os dias da semana – de segunda a domingo –, das 7h às 21h. Neste sábado (22), o número de pacientes confirmados com dengue chegou a 646, enquanto 527 suspeitas foram descartadas após a realização de exames e 450 casos seguem em investigação

O número de casos tem aumentado de forma significativa. “Estamos em situação de epidemia e os pacientes estão elevando o fluxo nas unidades de saúde e no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia. Com o ambulatório, aberto todos os dias da semana e com horário estendido, as suspeitas de dengue serão concentradas numa única unidade que vai atender a toda a demanda, liberando as UBS e o PA”, explicou a secretária Cecília.

O ambulatório funcionará na avenida Rio Branco, ao lado do Centro Cultural Vera Schubert, inclusive durante o carnaval. O objetivo é padronizar os procedimentos e agilizar o atendimento. “Pacientes com sintomas de dengue deverão se deslocar diretamente ao ambulatório, onde a equipe estará pronta para atender e realizar os exames necessários para confirmar ou descartar a suspeita”, acrescentou a secretária. De acordo com o prefeito Celso Pozzobom, que autorizou a instalação do ambulatório, o enfrentamento à dengue deve ser feito em todas as frentes. “Precisamos tratar os doentes com rapidez, intensificar os bloqueios para evitar a proliferação da doença aos familiares e vizinhos, e concentrar esforços na prevenção, mantendo nossos quintais limpos, livres de focos do mosquito”, recomendou. “Temos de bater na mesma tecla: não deixe recipientes com água parada em casa, em hipótese alguma”, reforçou o prefeito.

Sintomas

A dengue é uma doença febril causada por vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro tipos de vírus e a partir da segunda infecção o quadro de saúde do paciente pode se agravar perigosamente. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Por isso, é importante combater o mosquito fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, baldes, bacias ou outros recipientes. Em populações mais vulneráveis, como crianças e pessoas acima dos 60 anos, a dengue pode interagir com doenças preexistentes e levar a um quadro mais grave, com complicações nas condições clínicas da pessoa.




O Bemdito


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste