|
Presos diagnosticados com Covid-19 em Toledo são transferidos de unidade |
|
Data: 11/06/2020
Os vintes presos que testaram positivo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), em Toledo, foram transferidos na manhã desta quinta-feira (11).
Equipes do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) realizaram o remanejamento dos detentos para uma "unidade prisional de quarentena".
Conforme o médico do COE (Centro de Operações Emergenciais), Fernando Pedrotti, os presos foram encaminhados para uma unidade prisional de Campo Mourão, no Centro-Oeste do estado.
A informação, no entanto, não foi confirmada pelo Depen, que não se manifestou sobre a transferência. A testagem dos detentos abrigados na unidade foi realizada após um servidor apresentar resultado positivo para a Covid-19.
Como determina o protocolo, o Depen solicitou ao município a aplicação de testes em presos com qualquer sintoma gripal. No total, 22 detentos foram testados e aqueles que receberam o diagnóstico positivo para a doença apresentam apenas sintomas leves e passam bem, conforme divulgado em nota pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).
Os detentos apresentaram sintomas do dia 29 a 31 do mês de maio, realizaram o teste no último dia 03 de junho e tiveram os resultados confirmados na quarta-feira (10). Atualmente, a cadeia pública de Toledo abriga 185 presos.
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, Toledo contabiliza 183 casos confirmados de Covid-19. O município também já registrou três mortes pela doença.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública o Depen destacaram, em nota, que, após as confirmações, estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para conter a transmissão e evitar que outros presos sejam contaminados.
A unidade prisional está totalmente isolada e novas entradas no local estão proibidas.
Transparência:
Após a confirmação dos casos em Toledo, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) voltou a solicitar do Departamento Penitenciário e da Secretaria de Segurança Pública que seja implantado um cronograma de testagem de coronavírus nas unidades penais do Paraná e que haja mais transparência na divulgação dos testes realizados e dos resultados obtidos.
Especificamente no município da região do Oeste, o Sindicato está solicitando que a testagem em todos os presos e servidores da unidade sejam feitas com a máxima urgência. A entidade pede ainda que, aos moldes de outros estados e seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governo do estado divulgue diariamente o número de testes realizados, casos suspeitos, casos confirmados, casos descartados e doentes recuperados no sistema penitenciário.
Catve
|
|
|
Voltar
recomende
esse site
Comente esse texto
Ultimas noticias
Defina esse site como
Página inicial. |
|
.
|
|
|
|
PUBLICIDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
Escritório Santa Rita
Fone..44..3648..1101 |
|
|
|
|
|