Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Pastor chama fiéis de igreja de Toledo de `moreninhos, encardidos e sujos´ em live, e fala repercute na internet

Data: 18/06/2020

O pastor Rodrigo dos Santos disse que fiéis da Igreja Batista do Calvário, de Toledo, no oeste do Paraná, eram "moreninhos, encardidos e sujos". A frase foi dita durante uma live em uma rede social, feita com a esposa dele, enquanto contava como se conheceram.

Na ocasião, Santos contou que a mulher dele, que é loira, se destacou entre os demais fiéis da igreja que frequentavam anos atrás. A fala do pastor gerou repercussão nas redes sociais.

De acordo com a fundadora da Embaixada Solidária de Toledo, Edna Nunes, representantes da Associação dos Jovens Haitianos (Ajohavito), do Grupo Senzala de Capoeira e do Instituto Quilombo Tekoah estiveram em contato, nesta quarta-feira (17), e decidiram abrir um processo contra Rodrigo pela denúncia de racismo.

O boletim de ocorrência sobre o caso será feito na quinta-feira (18), segundo a Edna.

"O preconceito que sentimos na fala desse moço é o que a gente vê de forma velada todos os dias. Mas na sociedade, na escola, nas igrejas, o preconceito se mostra como um crime perfeito, pois as pessoas falam isso de forma mascarada no dia a dia", explicou Edna.

Pedido de desculpas

A live foi realizada na sexta-feira (12) e, em seguida, o casal apagou as contas na rede social. Nesta quarta-feira, Santos postou, em outra rede, um vídeo com um pedido de desculpas sobre o ocorrido.

"Não era a minha intenção de forma alguma magoar alguém, ofender alguém e, de forma alguma, ser racista, mas agi com palavras infantis e estou aqui para reconhecer, e repugnar todas as minhas palavras, aquela minha atitude grosseira. Quero pedir perdão para todas as pessoas que eu tenha ofendido, em especial, a comunidade negra, que tem se ofendido com as palavras. Queria pedir o perdão de cada um de vocês", disse.

A reportagem do site G1 entrou em contato com Rodrigo, mas ele preferiu se pronunciar apenas pelo vídeo publicado. Informou ainda que não é pastor da Igreja Batista do Calvário.

De acordo com a Edna, os grupos de Toledo buscam apoio de outras entidades para a abertura do processo.

"O racismo nunca deixa rastro, mas ele deixou. A gente está falando de um caso, mas atrás dele tem muita gente. Por isso, essa situação serve de alerta, para que a gente amadureça enquanto sociedade sobre o preconceito que vivemos."

De acordo com a promotoria de Justiça de Toledo, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) teve conhecimento do caso na manhã desta quarta-feira e está adotando as providências cabíveis em relação a investigação dos fatos.




G1 Paraná


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste