Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

MP abre investigação preliminar sobre compra de remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19, em Paranaguá

Data: 21/07/2020

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) abriu uma investigação preliminar sobre a dispensa de licitação para a compra de R$ 3 milhões, por parte da Prefeitura de Paranaguá, no litoral do Paraná, de um medicamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Na sexta-feira (17), a prefeitura começou a distribuir aos moradores a ivermectina. Conforme o município, pelo menos duas mil pessoas retiraram o remédio até o sábado (18). Foram compradas 80 mil doses.

Paranaguá tem 1.619 casos da doença e 30 mortes, segundo a Sesa.

Na abertura da notícia de fato, em 14 de julho, a promotora Camila Adami Martins deu prazo de cinco dias, com possibilidade de prorrogação, para que o município esclareça os critérios usados para a compra. Veja abaixo os questionamentos:

embasamento técnico (indicativo médico) para a aquisição emergencial do medicamento ivermectina para evitar a evolução precoce nos casos assintomáticos da Covid-19;
justificativa para a adequada pesquisa para a cotação de preços do medicamento, que comprove que o preço a ser pago é compatível com o mercado;
critério técnico para o número de aquisições do medicamento de acordo com a população que o receberá, observando ainda a dosagem da medicação;
protocolo para o fornecimento da medicação aos moradores e se médicos realizam a correta posologia (indicação da dosagem) no momento da entrega.
Na sexta, a prefeitura informou que a entrega estava sendo feita no ginásio do município para moradores com mais de 40 anos ou pessoas mais jovens com pressão alta, diabetes e problemas no coração.

Para receber o medicamento, os interessados passaram por uma consulta médica, de acordo com a prefeitura.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.

Na divulgação da campanha, a prefeitura informa que a ação da ivermectina contra a Covid-19 apresentou resultados favoráveis e comprovados em laboratório.

"Se tiver 1% de chance nós vamos fazer o uso aqui no município. Eu prefiro pagar por excesso do que por omissão", disse o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, na semana anterior.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que não recomenda o uso da ivermectina. As sociedades brasileira e paranaense de infectologia também afirmam que a ciência ainda não comprovou que o remédio é eficaz contra o novo coronavírus.




G1 Paraná


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste