Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Tarifa de água vai subir 9,62% a partir de 31 de outubro no Paraná, diz agência

Data: 26/08/2020

A tarifa de água e esgoto no Paraná vai ter aumento de 9,62% a partir de 31 de outubro deste ano, de acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). O reajuste foi homologado nesta terça-feira (25).

De acordo com a Sanepar, o último aumento da tarifa havia sido em abril de 2019. A companhia informou que o aumento deveria ter sido homologado em abril deste ano e passado a vigorar em maio.

Porém, a Agepar postergou o reajuste da tarifa por 120 dias por causa da pandemia do novo coronavírus. Esse prazo venceu em 17 de agosto. A prorrogação até 31 de outubro ocorre também em função da crise hídrica no estado, segundo a agência.

Conforme a Sanepar, o novo índice será aplicado de forma proporcional durante o mês de novembro e terá impacto integral a partir de dezembro deste ano.

Ainda segundo a companhia, "o reajuste repõe custos com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia".

Cálculo do índice

Segundo a Agepar, o cálculo da tarifa do saneamento, que chegou ao índice de 9,6299%, é composto da seguinte forma:

o índice de 6,1860% é de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros).

O custo da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019, que elevou muito os preços dos produtos químicos importados, influenciaram na alta deste indicador;
o índice de 3,4439% é refente à quarta parcela do diferimento tarifário, que recompõe a tarifa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010, aprovado em 2017.





G1 Paraná


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste