Julgamento de acusado de matar a advogada Tatiane Spitzner é nesta quarta-feira

Data: 10/02/2021

Após quase três anos da morte da advogada Tatiane Spitzner, começa na quarta-feira (10), o julgamento do acusado de matar a mulher. Agendado para às 9h de hoje (10) no Fórum de Guarapuava, tem como réu o suspeito, que está preso na Penitenciária Industrial de Guarapuava, desde o dia seguinte da morte da advogada afirma que ela se jogou da sacada do edifício onde o casal morava.

Após a queda do quarto andar do edifício na madrugada de 22 de julho de 2018, o acusado recolheu o corpo de Tatine, limpou marcas de sangue do elevador e fugiu, momento antes da chegada da polícia, toda a ação foi flagrada por câmeras de segurança. Ele é acusado feminicídio, qualificado por morte mediante asfixia e meio cruel, além de fraude processual.

Nesta semana a defesa do réu preso se pronunciou e afirmou que espera que a comunidade de Guarapuava, faça uma avaliação justa do caso. À reportagem, os advogados de defesa dele afirmaram que o julgamento será voltado às provas dos autos. "Estamos em Guarapuava desde o fim de semana e concentrados para júri. Existem várias novidades, a expectativa é de que a comunidade de Guarapuava se baseie nas provas dos autos, a cerca do que realmente aconteceu".

Além disso, a defesa dele "conclamou" ao povo guarapuavano que "faça uma avaliação isenta" e afirma que ele não agiu corretamente pelo que mostram as imagens, mas muito longe disso é dizer que ele assassinou Tatiane Spitzner. O MP está recuando em posições, não para de trocar testemunhas. Vamos agir com a maior humildade possível, de forma forte e incisiva".

A defesa de Tatiane emitiu nesta semana, uma nota em que afirmou "família está tranquila e confiante no veredicto condenatório. Existem diversas provas, como o laudo do IML, que atesta que a morte se deu por asfixia, dentro do apartamento, além dos vídeos que mostram as agressões no carro, no elevador e das atitudes do réu após a morte de Tatiane, que limpou os vestígios e fugiu de carro".

DESDOBRAMENTOS
Antes da primeira data prevista para o julgamento em dezembro, a defesa do réu informou que advogadas que defendem os direitos da mulher em diversos estados brasileiros se apresentaram para defender Manvailer. Na ocasião, procurado pela reportagem, o advogado da família de Tatiane, afirmou na ocasião que "não [conhecia] nenhuma mulher que o [defendia]. Mas até Hitler teve apoiadores, muito mais do que este réu preso".

Além disso, nos dias seguintes, a defesa do acusado divulgou uma perícia feita pelo Instituto de Criminalística do Paraná a partir da extração de dados do notebook de Tatiane. De acordo com o texto ela mantinha pensamentos suicidas frequentes e passava, aparentemente, por quadro agudo de depressão. Além disso, ainda na semana anterior a primeira data estabelecida, o réu preso falou pela primeira vez, em rede nacional, sobre o caso.

Na última terça (8), a defesa do réu preso tentou protocolar novas provas determinantes para a defesa. Conforme as informações da defesa do envolvido, um trecho de vídeo das câmeras de segurança do edifício onde a advogada Tatiane Spiztner morreu em 2018, possibilitaram laudos de leitura labial que comprovariam a tese de suicídio, sustentada desde o início das investigações pela defesa do acusado.

No vídeo apresentado à Justiça, há o relato de um morador vizinho que teria visto o que ocorreu na madrugada da morte da advogada. Conforme um laudo de leitura labial do Centro de Perícias Curitiba, contratado pela defesa do suspeito, quatro pessoas entram no elevador e uma delas afirma: "Eu vi ela se jogando, ai quando eu fui ligar pra polícia ouvi um barulho e pá".

Conforme a defesa da Família de Tatiane, "o juiz mandou tirar dos autos os arquivos da defesa, pois foram juntados muito próximos à data do júri". Os advogados dele foram procurados pela reportagem e afirmaram que não consideram que o indeferimento do juiz prejudique a estratégia da defesa do réu preso, pois o "conjunto de evidências demonstra que Tatiane caiu da sacada".

Porém, a rejeição "apenas reforça a necessidade de esconder a realidade dos fatos". Sobre esta afirmação, os advogados de Tatiane afirmaram à reportagem que "os fatos já são todos conhecidos: Ele assassinou Tatiane e fugiu. Como ele preferiu não confessar, só lhe resta fazer alegações que não interessam aos fatos".

JÚRI
No dia 17 de maio de 2019, a Justiça determinou que o réu ia a júri popular. Em 20 de julho de 2020, a Justiça novamente se manifestou. Desta vez, pediu o agendamento do júri. Por fim em 14 de setembro de 2020 a data ficou definida. Entretanto, devido ao resultado positivo para Covid-19 de um dos advogados, o júri foi adiado para 25 de janeiro, poucos dias depois, após conflito na agenda da defesa do réu preso, a data ficou fixada em 10 de fevereiro.

O caso, que teve repercussão internacional, movimentou a opinião pública e ganhou notoriedade em todos os setores da sociedade pode ser um dos maiores júris da década no Brasil. Isso porque o processo é complexo, e o inquérito e a instrução conflitam.




Rede Sul Notícias


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste