9 entre 10 brasileiros acreditam na vacina e querem imunização contra o COVID-19, diz pesquisa

Data: 11/02/2021

Para os brasileiros que pretendem se vacinar, CoronaVac/Sinovac é a vacina mais confiável, com 71,4% de aceitação

São Paulo, 09 de Fevereiro, 2021 - Com a aprovação das primeiras vacinas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Hibou - empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo -, realizou uma pesquisa nacional que engloba o nível de interesse dos brasileiros em tomar a vacina, marcas mais confiáveis disponíveis e quais serão os novos hábitos da população com o fim da pandemia, após a vacinação.

"Ficou claro para nós que o brasileiro acredita na vacina e quer tomá-la o quanto antes para retomar 100% das atividades diante do que será o novo normal, ou seja, a nova realidade dos hábitos pós pandemia. Os números são claros e 87,4% da população pretende tomar a vacina. O que representa 9 entre 10 brasileiros. Apenas 12,6% têm opinião contrária e dispensam os imunizantes", diz Ligia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.

A pesquisa aponta, ainda, que mais da metade dos brasileiros, 54,3% acredita que já estarão vacinados até o último trimestre de 2021. Pontualmente, por trimestre, 13% acredita que estará vacinado até março, 20,4% entre abril e junho, 21,9% entre julho e setembro e 17,5% entre outubro e dezembro. Apenas 14,6% acreditam que serão vacinados apenas em 2022.

Outra discussão atualmente é sobre a confiabilidade das vacinas aprovadas pela ANVISA e disponíveis no mercado para consumo. Considerando apenas os brasileiros que estão interessados em tomar a vacina, a CoronaVac/Sinovac (71,4%), a Pfizer (64%) e AstraZeneca (59%), são as três vacinas que lideram o nível de aceitação, seguidas de Johnson & Johnson (37,8%), Moderna (34,4%), Sputnik V (26,2%) e Sinopharm (22,1%). Até o momento, as únicas vacinas aprovadas pela ANVISA para uso emergencial no Brasil são as da AstraZeneca e as da Sinovac (CoronaVac).

Trazendo o recorte agora para os 12,6% que disseram que não tomarão a vacina, destes, 54,4% não tomará, pois não confia na vacina disponível; 21,3% não acredita em imunização contra COVID-19; para 8,5% a substância não é recomendada para o quadro de saúde pessoal; 5,2% já contraiu o vírus; 4,9% não toma nenhum tipo de vacina; 3,2% afirma já se garantir com outros remédios e apenas 2,3% não acredita na pandemia.

Como vai ficar a vida do brasileiro após a vacinação?

A pesquisa prevê que os hábitos de diversão, trabalho, consumo e rotina devem mudar com a vacinação e o fim da pandemia. 33,7% da população pretende virar a noite na balada com menos frequência do que faziam antes do Covid-19, assim como o barzinho com amigos, que deve diminuir o interesse para 27,4%. Por outro lado, os passeios em parques e praças públicas devem estar mais presentes na vida de 41,6% dos entrevistados. O interesse por viagens de avião está maior 32,7%, a viagem a passeio também, com 43,2%, e o almoço em família se tornará 33,9% mais frequente. A visita ao cinema e teatro é interesse para 33,1%, assim como shows e eventos para outros 30%.

"Com o final da pandemia, outro dado muito importante para o varejo em geral, é o que envolve as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. Percebemos que três dessas atividades muito comuns no dia a dia se destacaram e devem ser realizadas com menos frequência, são elas: ir ao cabelereiro (17,1%), experimentar roupa em loja (28,7%) e passear no shopping (27,4%)", completa Mello.

A atividade profissional também sofreu grandes mudanças com a chegada da quarentena, principalmente em relação ao seu formato. Pensando nisso, os entrevistados consideram que, após o período de isolamento, atividades como Happy Hour (27,5%), levar marmita de casa (39,2%) e reuniões por computador (26,2%) se tornarão mais frequentes. Já o almoço na rua durante a semana deve se tornar menos frequente para 30,5%.

Outras atividades do dia a dia devem ter uma presença ainda maior na rotina com o fim da quarentena, como cozinhar em casa (36,8%), pedir delivery (27,3%) e andar mais a pé pela cidade (35,3%). Por outro lado, devem ser menos frequentes as rotinas de pegar trem ou metrô (19,6%) e ter os filhos indo à escola fisicamente (15,8%). A utilização da tecnologia também terá mudanças, 26,9% farão maior uso de aplicativos de bancos e 16,4% jogará mais no celular. Diferentemente do início da pandemia, 30,2% pretende assistir menos lives, 16,4% dará menos importância às maratonas de séries de TV e 21,7% pretende utilizar menos as redes sociais.

Mais de dois mil e quinhentos brasileiros foram ouvidos pela empresa de maneira digital, com faixa etária acima de 20 anos, das classes ABCD, sendo 52% casados e 55% mulheres, entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro. A pesquisa mostra 95% de significância e margem de erro de 1,9%.

Sobre a Hibou:

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste