Toledo enfrenta o pior cenário desde o início da pandemia

Data: 03/03/2021

Os integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo estiveram reunidos nesta terça-feira (02) para avaliar sobre os encaminhamentos realizados em função do Decreto Estadual nº 6983/2021, que estabeleceu medidas mais duras para funcionamento de empresas e circulação de pessoas em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Ao avaliar a semana epidemiológica nº 8, compreendida entre os dias 21 e 27 de fevereiro de 2021, a conclusão que os técnicos da Secretaria de Saúde chegaram é de que estamos vivenciando o “pior cenário desde o início da pandemia”. A elevação do número de casos suspeitos, do número de casos confirmados e do número de óbitos, atrelados ao esgotamento dos leitos de enfermaria e de UTI em toda a macrorregião mudou drasticamente o cenário da pandemia.

“Desde o dia 22 de fevereiro se notou um aumento súbito na ocupação de leitos de UTI na Macrorregional Oeste, a qual pertence a regional de Toledo. Também tivemos um aumento no número de atendimentos de pessoas sintomáticas. Alguns dias superou os 300 pacientes em um dia. Tivemos recordes de casos na semana e no mês de fevereiro. Sabemos que necessariamente um percentual destes pacientes irão precisar de um leito de UTI. Observamos que a necessidade é cada vez mais cedo após os primeiros sintomas da doença. O sistema ficou sobrecarregado tanto do ponto de vista de atendimento, quanto de leitos. Como isso aconteceu de forma regional e estadual motivou o Governo do Estado a adotar medidas mais severas de restrição já que o sistema está colapsando”, relatou a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.

Em resposta a essa situação, o Governo do Paraná emitiu o Decreto Estadual nº 6983/2021, que estabeleceu medidas mais duras para funcionamento de empresas e circulação de pessoas em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

A secretária de Saúde destacou a importância de aderir de forma articulada às restrições decretadas pelo Governo do Paraná. “O lockdown quando feito apenas no município não surte tanto efeito, mas quando é realizado de forma regionalizada ou em todo estado ele tem uma abrangência maior e evita que as pessoas circulem. Como a AMOP também adotou seguir o decreto estadual, por isso entendemos que seria eficiente essa medida”, garante Gabriela Kucharski.

Números

Toledo já ultrapassou a marca dos 15 mil casos confirmados da Covid-19. Até o início desta semana foram contabilizados 1894 pacientes ativos, ou seja, que estão contaminados atualmente. É o maior índice desde o início da pandemia em 2020. Os atendimentos com registro de síndromes gripais tinham chego graficamente nos mais altos índices em dezembro e janeiro (2.873 e 2.856, respectivamente) em Toledo. Mas o mês de fevereiro superou, de longe, esses dados ao atingir 4.096 atendimentos.

No dia 22 de fevereiro de 2021 foi registrado o maior número de casos suspeitos na rede municipal em um único dia. Dos 340 atendimentos, 251 se enquadraram como casos suspeitos. Do dia primeiro ao dia 19 de fevereiro a média diária de atendimentos do Pronto Atendimento Municipal (PAM/Mini Hospital) foi de 180 casos. Já no período de 20 a 28, houve um salto para 244 atendimentos em média por dia.

A média diária de atendimentos fechou no mês de fevereiro em 142,71. A alta no número de casos suspeitos de Covid-19 em Toledo neste período foi de 43%. Até o momento foram registrados 143 óbitos no município de Toledo. Na semana epidemiológica número 8, foram registrados 1.062 casos e nove óbitos no total.

Mesmo com o considerável investimento na abertura de novos leitos de UTI (são 3,2 vezes mais leitos do que o início da pandemia), a média de ocupação na macrorregional desde o dia 21 de fevereiro tem sido de 99%. Nesta segunda-feira (01), dos 229 leitos, 228 estavam ocupados. Esses compõem uma série de fatores e números preocupantes que embasaram o prefeito Beto Lunitti, bem como os demais prefeitos das principais cidades do Estado, a aderirem às medidas restritivas decretadas pelo Governador do Estado do Paraná.




Portal Nova santa Rosa/Assessoria


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste