Os gafanhotos estão de volta? Argentina registra focos em lavouras

Data: 08/04/2021

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) e o Ministério da Produção, Indústria e Emprego do Chaco confirmaram a presença gafanhotos da espécie schistocerca cancellata, em estado juvenil e adultos, em lavouras de algodão e soja.

Os gafanhotos foram avistados nos municípios de Comandante Fernández, General Güemes e Quitilipi. Essas localidades ficam a pelo menos 600 quilômetros de São Borja, no Rio Grande do Sul.

Após receber as informações, o Senasa realizou um monitoramento e constatou uma presença significativa de insetos. “Observamos que a praga se encontrava em estágio avançado de ninfa e adulto, com tendência a se agrupar”, diz a entidade em nota oficial.

Por conta dessa situação, ambas as instituições solicitaram aos produtores o monitoramento constante de suas safras e, em caso de verificação da presença da praga, é preciso realizar imediatamente as tarefas de controle a fim de reduzir a infestação.

Gafanhotos, o retorno

Em 2020, o aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Com a possibilidade de avançar para o Brasil, mais precisamente lavouras do Sul, o governo brasileiro também tomou medidas para proteger as lavouras e combater o inseto.

Ainda segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar, os insetos podem causar danos às culturas e aos pastos mas não às pessoas. “As nuvens de gafanhotos podem passar por comunas, vilas ou cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos. Podem causar danos às culturas e aos pastos, mas não constituem um risco para as pessoas”, diz um comunicado.



Canal Rural


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste