Crescem casos de raiva em Cascavel

Data: 19/04/2021

O número de casos de raiva bovina subiu para seis em Cascavel. O alerta é da unidade regional da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). O primeiro caso foi registrado no dia 26 de março, na localidade de Colônia Barreiros, próximo à BR-369, sentido Corbélia. Agora, a médica veterinária da Unidade Local de Sanidade Agropecuária em Cascavel, Luciana Monteiro, revelou ao Portal Sou Agro a existência de novos casos da zoonose no Reassentamento São Francisco, Lago Azul, Melissa, Centralito, Colônia Esperança e Distrito de São João. “Todos os produtores com bovinos, equinos, ovinos e caprinos devem vacinar os animais e fazer o reforço 30 dias depois”, salienta a médica veterinária Luciana Monteiro. Produtores que tomarem conhecimento sobre a existência de possíveis abrigos de morcegos, a recomendação é a de comunicar a Unidade Local de Sanidade Agropecuária de Cascavel.

A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas que nos últimos meses tiveram contato com a saliva desses animais (suspeitos ou confirmados) com as mãos desprotegidas, procurem atendimento médico (USF Lago Azul e na UPA Veneza nos finais de semana ou assistência particular), para que um médico avalie a necessidade da vacinação antirrábica. Mantenha os cães e gatos vacinados e procure atendimento médico em caso de mordidas ou arranhões por cães, gatos e morcegos. O último caso de raiva registrado em Cascavel ocorreu há 10 anos.

Transmitida principalmente pela espécie de morcego hematófago (se alimenta de sangue) Desmodus rotundus, a zoonose (que também passa para humanos) precisa ser dada atenção.

A raiva é causada por um vírus e pode ser adquirida por todos os mamíferos. O morcego geralmente ataca animais em locais abertos, devido à facilidade. Eles mordem a presa e sugam o sangue. Se o animal não está imunizado, ele é contaminado com o vírus, que possui um período de incubação bastante variável. “Nos morcegos, por exemplo, pode demorar até 250 dias até aparecer os primeiros sinais. Nos bovinos, pode variar de 30 a 90 dias.



O número do telefone de contato do Setor de Zoonoses para orientações é o (45) 3902-1769 ou plantão 98804-7211.

(Vandré Dubiela)


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste