Maio Amarelo é celebrado em Nova Santa Rosa

Data: 20/05/2021

A Prefeitura de Nova Santa Rosa por meio de ações da rede de proteção à criança e ao adolescente realizou atividades e intervenções artísticas em celebração ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A rede de proteção é composta pela Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura e Conselho Tutelar.

Entre as atividades estão a intervenção artística com a cor amarelo em locais públicos: Biblioteca Pública Municipal Dr. Arnaldo Faivro Busato, Praça do Colonizador, Teatro Municipal Gustavo Fischer, além de um vídeo de conscientização desenvolvido pelos alunos do projeto cultural – Aulas de Teatro e Contação de Histórias – do distrito de Alto Santa Fé.

Crianças entre 6 a 11 anos de idade da rede municipal de ensino fizeram um desenho sobre o tema “Como me sinto protegido na minha família?” pela atividade “O calendário 365 dias pelas crianças!”. Uma comissão avaliou os desenhos, sendo 12 escolhidos para compor um calendário que será entregue para os alunos e profissionais envolvidos no atendimento das crianças e adolescentes. Os desenhos que não foram escolhidos para o calendário foram expostos em painéis artísticos em espaços públicos.

O objetivo da atividade foi demonstrar a importância da família como espaço primordial na proteção de uma criança e também relembrar que a proteção deve ocorrer em todos os dias do ano.

Ainda dentro do 18 de Maio, foi realizado um trabalho de conscientização com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Viver – onde foi feita uma explicação sobre o significado de abuso sexual e do símbolo, uma flor, que é uma lembrança dos desenhos da primeira infância e a associação entre a fragilidade de uma flor e a de uma criança.

Depois, foi realizada uma reflexão, perguntas e roda de conversa abordando o tema com a vida de cada um, proporcionando uma socialização, fortalecimento de vínculo e verbalização das ideias. Também foram repassadas orientações e cuidados com o corpo nas redes sociais. Foi salientado o cuidado com a abordagem de pessoas desconhecidas, sensibilizado assim os adolescentes para o assunto.

18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A data foi criada, pois em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio daquele ano por jovens. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido.

O silêncio da sociedade acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Então o dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal n° 9.970/2020 em memória de Araceli, e surge como forma de protesto e indignação.

Denuncie
Para denunciar você pode procurar qualquer órgão da rede de apoio. Ou fazer a denúncia por meio do disque 100 ou diretamente no Conselho Tutelar (45) 3253-11743.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste