´Guerra é a derrota de quem não sabe fazer política`, diz Papa

Data: 20/05/2021

(ANSA) - Durante visita à sede da fundação "Scholas Ocurrentes", em Roma, o papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (20) que "as guerras são uma derrota da política" e destacou a necessidade de superar a desconfiança.

"A política é a forma mais alta, maior, da caridade. O amor é político, isto é, social, para todos", referiu o Pontífice, durante o encontro que ocorreu ao longo de mais de duas horas e reuniu jovens de todo o mundo.

Francisco ressaltou que a falta da universalidade do amor faz com que a política "adoeça", por causa da "perda de vocação de unidade, de harmonia".

"Onde há guerras, há a derrota da política. Essa é uma política que não consegue dialogar para evitar a guerra, e isso é uma derrota", acrescentou.

O Papa considerou que a política "não é um ponto de chegada, é um começo, um início de processos". "O importante é chegar à harmonia, à unidade, mesmo com opiniões diferentes", apontou, enfatizando que "política é caminhar, mesmo que a jornada queime o político" Segundo o argentino, "a discussão é fundamental na política, os Parlamentos são a chave, sempre tendo em mente que a unidade é superior ao conflito, sempre olhando pela unidade".

A intervenção do religioso também deixou críticas à produção e venda de armas. "O verdadeiro teste sobre a política é a pergunta sobre as guerras", ressaltou, antes de criticar quem abençoa armas.

"O teste da política é a questão das guerras, o teste da honradez de uma nação. Você faz armas para as guerras? Você é a favor das guerras? Você faz sua riqueza vendendo armas porque os outros se matam?", questionou.

De acordo com Jorge Bergoglio, somente respondendo essas perguntas é que será possível "saber como uma nação é moralmente saudável".

Durante a visita, o Papa reuniu-se com jovens de diferentes regiões da Itália, que participaram de um programa de saúde apoiado pelo Ministério da Educação, e um grupo de jovens ibero-americanos que apresentam as conclusões do encontro realizado em Madrid, esta semana, com o tema "Sonhar juntos o caminho para um futuro melhor".

A visita também marcou o lançamento da Escola Internacional de Líderes Ambientais, inspirada nas encíclicas Laudato Sì e Fratelli Tutti, e a Escola de Formação Política.


(ANSA)


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste