20ª Regional de Saúde de Toledo tem 39 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19

Data: 07/06/2021

A situação imposta pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) segue complicadíssima em Toledo e região. Na presente data a 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com todos os seus leitos destinados exclusivamente a pacientes Covid-19 lotados, além de mais 39 pessoas que aguardam na fila de espera por uma vaga.

No total são 62 leitos existentes divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Bom Jesus, em Toledo, e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina.

A situação crítica já vem de pelo menos duas semanas, quando as UTIs voltaram a sua lotação máxima e o número de pessoas aguardando por vagas começou a aumentar significativamente.

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, foi uma das pessoas a desabafar sobre a situação delicada que vivemos em decorrência da pandemia. “Estamos no pior momento da pandemia! Os números mostram isso. Temos 100% de ocupação de leitos e 39 pacientes ainda esperam por uma vaga de UTI na 20ª Regional de Saúde. Também temos fila em convênio e particular”, disse Locatelli.

O chefe da regional ainda destacou a escassez de recursos no combate à pandemia. “A estrutura física e de recursos humanos chegou ao seu limite, com medicamentos e oxigênio comprometidos. Baseando-se nisso peço que quem puder fique em casa e evite qualquer tipo de aglomeração. Quem puder também compartilhe os cuidados e as informações da gravidade da situação”, concluiu Locatelli.

O momento difícil também se estende aos leitos de enfermaria, que encontram-se próximos da lotação e possuem uma fila de espera de 21 pessoas na 20ª Regional de Saúde.

Outros dados como o de novos casos, óbitos e casos ativos também continuam aumentando de forma expressiva e são motivos para enorme preocupação. No último sábado e domingo foram registrados mais 205 casos da doença em Toledo. O município ainda contabilizou cinco óbitos e teve um acréscimo de 37 casos ativos no mesmo breve período.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti também foi uma das pessoas a alertar quanto a situação delicada causada por esse momento terrível de pandemia. “Estamos fazendo o possível e até o impossível para salvar vidas. Vidas de pessoas importantes para todos. Precisamos agora da colaboração do poder público, da comunidade organizada e também da população para sairmos juntos dessa situação. Por isso, quem puder fique em casa e não se aglomere”, disse o gestor municipal.

Situação na Macrorregião Oeste

A Macrorregião Oeste composta pelas regionais de saúde de Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel também vive momento crítico. São 262 pacientes no aguardo por leitos hospitalares, sendo 167 para UTI Covid-19 e 95 para leitos de enfermaria.

Na noite do último sábado, 05, o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) foi outro órgão a divulgar uma nota oficial ressaltando a gravidade do momento vivido. O Consamu reforçou que não existem leitos de UTI Covid-19 disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), nos convênios ou na saúde privada, sendo que em todas essas instâncias existe uma grande fila de espera por vagas hospitalares.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste