CINCO IDOSOS MORREM VÍTIMAS DA COVID-19 APÓS SURTO DA DOENÇA EM ASILO DE ARAPONGAS

Data: 12/06/2021

Segundo a prefeitura, dos 65 idosos da casa de repouso, 45 testaram positivo para doença, além de oito funcionários.

Todos moradores do asilo haviam recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. Cinco idosos morrem depois de contrair a Covid-19 em asilo de Arapongas. Cinco idosos morreram por complicações da Covid-19 após o asilo onde moravam registrar um surto da doença. Em Arapongas, no norte do Paraná, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Até este sábado (12), outros dois idosos estavam intubados.

De acordo com a secretaria, a casa de repouso contava com 65 idosos, e 45 deles testaram positivo para a doença. Além disso, oito funcionários também foram infectados. O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, informou que os idosos são testados a cada 15 dias e o surto surgiu de forma muito rápida, pois as infecções aconteceram no prazo de uma semana. "Nós estávamos fazendo esses testes periodicamente e a última testagem que tinha ocorrido há 15 dias todos estavam negativos.

Tanto funcionários, quanto idosos. Fomos surpreendidos em um período muito recente entre a transmissão e a evolução muito rápida desses casos, uma vez que boa parte desses idosos está com a saúde muito debilitada", explicou. Conforme o secretário, todos os idosos e funcionários do Lar São Vicente de Paulo haviam sido vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 e o local seguia todos os protocolos sanitários determinados. "Todos tinham recebido a primeira e segunda dose da vacina porque foram o primeiro grupo de pessoas vacinadas, logo quando começou a vacinação, no início do ano.

Desde o surto, segundo o município, várias medidas foram adotadas no asilo, como o isolamento dos demais idosos que não testaram positivo para a doença. Equipes de vigilância sanitária foram até o local e reforçaram os protocolos de segurança para a prevenção da doença.

A prefeitura também enviou uma equipe médica extra para ajudar os profissionais da unidade e mais equipamentos de proteção. O secretário de Saúde disse que não é o momento de procurar os culpados pelo surto. O caso será investigado, mas uma das suspeitas é de que algum funcionário tenha transmitido o novo coronavírus na unidade, já o local não tem recebido visitas durante a pandemia.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) foi comunicado sobre o surto da Covid-19 no asilo e irá apurar o caso.

Segundo o secretário de saúde, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid seguem lotados, sendo o período mais crítico que o município enfrenta.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até este sábado, Arapongas registrou 11.332 casos confirmados do novo coronavírus e 441 pessoas morreram vítimas da doença.


G1 Paraná


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste