20ª Regional de Saúde de Toledo tem 28 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19

Data: 14/06/2021

A situação da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) continua resultando em uma série de problemas em Toledo e em toda a região Oeste. Os principais problemas estão relacionados ao colapso do sistema de saúde. Na 20ª Regional de Saúde de Toledo temos apenas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 livres, mas 28 pacientes ainda precisam de uma vaga.

A 20ª Regional de Saúde tem 62 leitos de UTI Covid-19. Os leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Esses leitos são destinados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A espera por leitos hospitalares não se resume apenas às UTIs, já que 23 pessoas também aguardam por vagas de enfermaria na 20ª Regional de Saúde. No total são 51 cidadãos aguardando por leitos hospitalares.

A situação de lotação também tem sido um problema dos hospitais particulares e dos atendimentos conveniados, que estão próximos da lotação de seus leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19.

A gravidade da situação também fez com que os leitos de UTI geral do Hospital Bom Jesus chegassem a sua lotação no início da última semana.

O momento ruim também é reflexo da alta taxa de novos casos e óbitos relacionados à doença que tem sido observado nas últimas semanas. Somente em Toledo nos últimos três dias foram mais três óbitos causados pela Covid-19 e 249 novos casos da doença. Dados que juntamente com os atuais 1.412 casos ativos comprovam o momento delicado.

O médico e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Pedrotti, ressaltou em entrevista recente que esse é o pior momento enfrentado em Toledo desde o início da pandemia em março de 2020. “O momento é o pior desde o início da pandemia em Toledo! Nós estamos agregando mais camas, mais leitos, mais tudo no PAM, mas isso não tem sido suficiente. Precisamos de mais respiradores e profissionais para promover o melhor e mais adequado atendimento aos pacientes. A preocupação é enorme, pois todos esses recursos estão escassos e são finitos”, relatou o médico.

Macrorregião Oeste

A situação delicada de lotação e fila de espera por leitos de UTI Covid-19 se repete na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Pato Branco; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; e Cascavel.

A Macrorregião Oeste conta no momento com 125 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e com 76 pessoas aguardando por uma vaga de enfermaria, o que dá um total de 201 cidadãos esperando por um leito hospitalar.

A Macrorregião Oeste também enfrenta problemas com lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e também nos convênios. No início da semana passada o Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (Consamu) emitiu um comunicado alertando para o momento terrível, com a falta de leitos e pedindo pela colaboração da população com os cuidados sanitários.

Pensando em todas as dificuldades da atual situação, se proteja com a utilização de máscara cobrindo toda a boca e nariz, lavando as mãos frequentemente utilizando água e sabão ou álcool em gel 70%, mantendo o distanciamento de 1,5 metros dos demais e é claro o mais importante, evitando as aglomerações.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste