Rio Paraná atinge menor nível em 37 anos e previsão é que julho supere pior índice da história

Data: 19/06/2021

Em 37 anos, o Rio Paraná atingiu nesta semana o seu menor nível. Ou seja, o volume de água registrado no rio não era tão baixo desde 1984, o que corresponde a 40% a menos do que é considerado normal para essa época do ano. E a previsão para os próximos meses não é nada animadora. O Instituto Nacional de Águas (INA) da Argentina, prevê que em julho o nível do rio supere o menor já registrado na história, que foi em 1944.

Segundo o Boletim Hidrológico emitido pela Itaipu Binacional nesta sexta-feira, 18, na região da Ponte da Amizade, o nível era 92,27 metros acima do nível do mar. A altura do rio considerada normal é de 105 metros acima do nível do mar. Segundo o mesmo boletim, no próximo domingo a previsão é de que esse número chegue a 91M.

O baixo volume é ocasionado pela falta de chuvas, que, de acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná, ocorre desde 2018. “A persistência das chuvas abaixo da média sobre os estados que compõe a bacia do rio Paraná (Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná) tem contribuído para a diminuição dos níveis dos principais reservatórios da região. Os meses de outubro a março, que correspondem aos meses mais chuvosos da região, estão apresentando volumes de chuvas abaixo da climatologia desde o ano de 2018” salienta o Instituto.

Porém, para agravar ainda mais a situação, o INMET destaca que neste ano, a situação de escassez de chuvas na bacia do rio Paraná foi mais extrema em relação aos anos de 2018 e 2019, principalmente nos dois últimos meses (abril e maio). E, de acordo previsão climática do INPE, existem grandes chances de as chuvas permanecerem abaixo da média nos próximos meses. Desta forma, no dia 27 de maio de 2021, foi emitido o alerta de emergência hídrica que deu início à várias ações para minimizar o impacto da falta de chuvas na bacia.

Riscos para o Brasil
Para Foz do Iguaçu, a principal diferença do baixo nível do Rio Paraná é a paisagem. No entanto, para o restante do país, e para a Argentina e Paraguai a falta de chuvas e, consequentemente, o baixo nível do rio, está gerando grandes prejuízos. No lado brasileiro, o risco de apagões começou a assombrar o país.

Para evitar os riscos, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma nota técnica com a avaliação das condições de atendimento energético do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nessa nota, a entidade afirma que o nível das chuvas, “significativamente abaixo da média histórica”, motivou uma série de recomendações.

As medidas propostas, segundo a ONS, já foram postas em prática. “Entre as ações em curso destacam-se a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia”, explicou a entidade.

Segundo ela, as providências estão sendo tomadas para garantir o fornecimento de energia. “Sendo assim, diversas medidas foram aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e já estão em curso, o que faz com que esse cenário não se concretize e se garanta o fornecimento de energia e potência em 2021”.

Na manhã de quinta-feira, 17, o tema foi debatido pelo Fórum de vice-governadores, que contou com a participação de 15 governadores e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira. O diretor de Itaipu salientou que a Itaipu tem conseguido produzir mais energia utilizando menos água, o que é de extrema importância nesses tempos de escassez.

Também participaram do Fórum, representando o ministro Bento Albuquerque, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira da Silva, que falou sobre as ações do MME para garantir o provimento de energia elétrica em território brasileiro.

Paraguai e Argentina
Já para o Paraguai e a Argentina, o nível de água do Rio Paraná atinge o transporte de cargas. Além disso, várias cidades argentinas que dependem da pesca estão passando por necessidades. A população de peixes do Paraná depende dos ciclos hidrológicos e climático.

No entanto, o rio baixo prejudica a produção e o crescimento natural de certas espécies, algo que é confirmado pelos pescadores e comerciantes, que confirmam que a pesca baixou notadamente em relação aos anos anteriores, da mesma forma que as vendas.

No Paraguai, o escoamento da safra de grãos é realizado pelo rio Paraná, único acesso de exportação Oceano Atlântico. A entidade que representa os exportadores no Paraguai acredita que são quase R$ 2 bilhões em mercadorias paradas.

No lado argentino, o carregamento nos navios diminuiu para evitar que o transporte venha a encalhar. No polo exportador de Rosário, localidade onde está algumas das maiores esmagadoras de soja do mundo, houve redução na quantidade de navios que seguiam para outros países. A Argentina é o maior exportador mundial de farelo de soja e o terceiro maior fornecedor de milho.



Rádio Cultura de Foz


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste