Enquanto aumentas as mortes entre os mais jovens o transporte dos pacientes idosos com covid-19 reduz pela metade

Data: 25/06/2021

Dados extraídos do Sistema de Regulação do Consamu apontam que a efetividade das campanhas de vacinação contra a covid-19 vem começando a refletir também nas estatísticas de atendimento pré-hospitalar de pessoas com sintomas da doença. A quantidade de idosos - faixa acima de 60 anos – transportados pelas ambulâncias do Samu reduziu em 50%, em comparação ao período pré-vacinal.

A estatística se baseia em dados coletados nesta quarta-feira (23), comparado a informações registradas em dezembro do ano passado. O Consamu acompanha mensalmente a evolução do quadro, que indica que a curva de atendimentos a pessoas com idade mais avançada começou a cair após o mês de abril deste ano, com a finalização do ciclo da aplicação de doses imunizantes para o público da terceira idade.

De acordo com Rodrigo Nicácio, diretor técnico do consórcio, estas informações evidenciam o efeito protetor que as campanhas de vacinação têm proporcionado a este público-alvo. “São números que estão alinhados com a percepção das equipes de campo e médicos reguladores”, observa ele.

Nicácio ressalta que os adultos jovens sempre foram a faixa etária mais prevalente, mas era a que adoecia menos. Agora, esse grupo segue como mais prevalente, porém passa a ser quem mais ocupa leitos hospitalares também. “A diferença de um grupo para outro é a quantidade de indivíduos vacinados”, diz.

Segundo as estatísticas do Consamu, a faixa etária entre 31 e 60 anos é responsável por quase 65% da demanda existente hoje. “As variantes circulantes, sobretudo a P1 amazônica, também conhecida como Gama, mudaram o padrão epidemiológico da pandemia em 2021, com maior transmissibilidade e acometimento de faixas etárias mais jovens”, relata Nicácio.



CONSAMU


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste