A partir de hoje, motoristas das categorias C, D e E terão que fazer exame toxicológico

Data: 01/07/2021

Começam a ser aplicadas nesta quinta-feira (1º) as multas para os motoristas de caminhão, ônibus ou máquinas agrícolas que não estiverem com o exame toxicológico em dia. A exigência inclui todos os motoristas com Carteira de Habilitação nas categorias C, D e E. A multa por não realizar o exame toxicológico é de mais de R$ 1.400, considerada gravíssima. O condutor ainda tem a carteira suspensa por três meses.

A necessidade de exame toxicológico para conduzir transporte de cargas ou de passageiros existe desde 2016, mas não gerava multa, fazendo com que poucos realizassem o exame, segundo o assessor executivo da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Marlon Maues.

Para o representante da categoria, a nova legislação traz segurança para o trânsito e qualidade de vida para os condutores.

Neste primeiro momento, a multa será aplicada aos motoristas com carteira de habilitação com validade entre março passado e neste mês de junho. Até janeiro de 2022, todos os motoristas das categorias C, D e E devem estar com o exame em dia. Essa exigência deve impactar 10 milhões de condutores, segundo a Associação Brasileira de Toxicologia.

A nova lei está em vigência desde o dia 12 de abril, mas o início da aplicação das multas foi adiado pelo Conselho Nacional de Trânsito devido à pandemia e as limitações para se fazer os testes a tempo. Agora, o exame toxicológico obrigatório deve ser feito a cada dois anos e meio.



Agência Brasil


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste