Chuva congelada é registrada em cidade do centro-oeste do Paraná, confirma meteorologia

Data: 28/07/2021

Moradores de Araruna, na região centro-oeste do Paraná, registraram, nesta quarta-feira (28), imagens da chuva congelada que caiu na cidade. O fenômeno foi confirmado pela Somar Meteorologia.

Os registros foram feitos no início da manhã. De acordo com a Somar, em Campo Mourão, que fica 21 quilômetros de distância de Araruna, às 5h os termômetros registraram 2,3°C. Três horas depois, às 8h, a temperatura estava em 3°C, com sensação térmica de -3.3°C.

A chuva congelada é confirmada quando as gotas de chuva congelam ao tocarem a superfície gelada, como foi o caso de Araruna, segundo a meteorologista Doris Palma. Com isso, pequenos cristais de gele se formam. Além do solo gelado, a atmosfera precisa estar resfriada.

Esse tipo de chuva pode ser confundida com a chuva de granizo. A diferença é que as pedras de gelo se forma dentro de nuvens de grande extensão vertical, as chamadas cumulonimbus, e podem cair tanto em dias quentes quanto frios.

Na chuva de granizo, as pedras de gelo caem porque ficam pesadas e as correntes ascendentes que existem dentro das nuvens não conseguem mais sustentá-las no ar.

Já a neve é registrada quando a temperatura de toda a atmosfera está próxima ou abaixo de 0°C e os flocos são formados na nuvem. Também é necessário o clima esteja úmido, com previsão de chuva.





voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste